Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2072
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_ArthurDaviddeSousa.pdf276,2 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Cultura organizacioanal : análise comparativa entre valores percebidos pelos colaboradores e os almejados pelo fundador
Autor(es): Sousa, Arthur David de
Orientador(es): Faria, Maria de Fátima Bruno de
Assunto: Cultura organizacional
Comportamento organizacional
Data de apresentação: 12-Jul-2011
Data de publicação: 14-Out-2011
Referência: SOUSA, Arthur David de. Cultura organizacioanal: análise comparativa entre valores percebidos pelos colaboradores e os almejados pelo fundador. 2011. 48 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O propósito desta monografia é comparar os valores organizacionais percebidos pelos funcionários com os almejados pelo fundador. O conceito de cultura organizacional adotado no presente estudo foi elaborado por Schein (2004a, p.17) “Um padrão de premissas básicas compartilhadas que o grupo aprendeu à medida que resolvia seus problemas de adaptação externa e interna”. Além da pesquisa bibliográfica em bases de dados nacionais CAPES e Scielo, a metodologia baseouse na pesquisa qualitativa descritiva, com emprego de entrevistas semi-estruturadas individuais e análise documental. Participaram das entrevistas o diretor (fundador) e seis funcionários, selecionados de acordo com cargo e tempo de casa, seguindo o critério de tipicidade. Foi percebida a existência de uma estrutura interna de documentos e processos, muitos não utilizados com regularidade, com a possibilidade de melhorias no que se refere à apoio a gestão de pessoas, formulação de estratégias e avaliação e controle de processos. Nas entrevistas, concluiu-se que existem mais pontos de convergência do que de divergência entre os valores do fundador e dos funcionários. Principais divergências percebidas se referem à valorização do funcionário, itens na política de gestão de pessoas e o alinhamento de um objetivo organizacional único e coletivo. Em relação aos pontos de convergência, pode-se citar o incentivo à criatividade, funcionário com voz ativa na direção e ambiente profissional. Existindo assim um alinhamento positivo, porém com necessidade de melhorias.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons