Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20714
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_HelderLopesDaSilva_tcc.pdf1,22 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Modelos de economia colaborativa no Distrito Federal : um estudo sobre a percepção de gestores e consumidores
Autor(es): Silva, Helder Lopes da
Orientador(es): Vieira, Diego Mota
Assunto: Economia colaborativa
Consumo consciente
Data de apresentação: 12-Jul-2018
Data de publicação: 25-Set-2018
Referência: SILVA, Helder Lopes da. Modelos de economia colaborativa no Distrito Federal: um estudo sobre a percepção de gestores e consumidores. 2018. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A economia colaborativa, mesh, ou consumo colaborativo surge, com o avanço tecnológico, como alternativa ao capitalismo tradicional. Esse modelo econômico está cada vez mais em pauta no mundo por ser mais sustentável e por reduzir as pegadas ecológicas e de carbono de áreas-chave (SCHOR, 2014). O presente estudo teve como objetivo geral identificar quem são os usuários e quais são os modelos da economia colaborativa no Distrito Federal. Foram descritos três modelos bem sucedidos em Brasília: a loja Endossa, o Boomerang e o Banco de tempo. Para coleta de dados, foram entrevistados nove usuários, duas membras fundadoras e uma sócia. Os resultados foram interpretados por meio da análise de conteúdo, sendo os modelos posteriormente categorizados dentro da teoria de Botsman e Rogers (2010), através das características encontradas ao longo do trabalho. Este estudo trouxe uma análise da percepção dos gestores e dos consumidores da economia colaborativa no Distrito Federal. Foi encontrado que a percepção tanto de gestores e consumidores é positiva, além da existência de uma consciência ambiental dos consumidores, que em sua maioria era a razão para o consumo dentro desse modelo econômico.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2018.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.