Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20712
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_HenriqueAlvesRodrigues_tcc.pdf1,44 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Governança e terceirização de recursos de tecnologia da informação : uma análise das empresas distribuidoras de energia elétrica
Autor(es): Rodrigues, Henrique Alves
Orientador(es): Alves, Carlos André de Melo
Assunto: Tecnologia da informação
Terceirização
Data de apresentação: 19-Jun-2018
Data de publicação: 25-Set-2018
Referência: RODRIGUES, Henrique Alves. Governança e terceirização de recursos de tecnologia da informação: uma análise das empresas distribuidoras de energia elétrica. 2018. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O objetivo geral deste estudo foi investigar as características da contratação de recursos de Tecnologia da Informação - TI adotadas pelas empresas distribuidoras de energia elétrica entre 2015 e 2016. Para tal fim, realizou-se uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa. Foram selecionadas seis empresas distribuidoras de energia elétrica de acordo com a acessibilidade aos dados disponíveis publicamente em seus sítios eletrônicos e no sítio da Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL. Para o tratamento dos dados empregou-se uma análise documental das informações relativas às empresas e uma análise do conteúdo dos editais, considerando 16 itens relativos às características de contratação de recursos de TI oriundos do referencial teórico, especialmente Sebesta (2010, 2012, 2013, 2016). Complementou-se o tratamento dos dados com uma análise inferencial não paramétrica dos resultados da análise de conteúdo, com emprego de testes estatísticos binomial, qui-quadrado e de Wilcoxon, e segmentando-se os resultados da análise por ano, por item, por empresa, pelo porte da empresa e pelo indicador de desempenho da empresa. Após exame de 192 observações no período analisado, os principais resultados indicaram que os percentuais de presença e ausência dos itens relativos às características de contratação de recursos de TI foram, respectivamente, 57,29% e 42,71%. Esses percentuais mantiveram-se em 2015 e em 2016 e não apresentaram diferenças significativas considerando o indicador de desempenho das empresas. Entretanto, os percentuais não foram uniformes ao serem segmentados por item, apresentando diferenças significativas dependendo da empresa e do porte das empresas. Este estudo poderá contribuir com pesquisas relacionadas à terceirização de recursos de TI, para melhor entendimento da atuação de empresas distribuidoras de energia elétrica e auxiliar gestores da área de TI, acadêmicos, órgãos governamentais e demais interessados em Governança de TI e no estudo da temática da terceirização.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2018.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.