Resumo: | O presente estudo buscou verificar, empiricamente, a relação entre os construtos Comprometimento Organizacional e Comportamentos de Cidadania Organizacional dos professores de escolas alternativas do Distrito Federal. Comprometimento Organizacional e Comportamentos de Cidadania Organizacional são duas variáveis que possuem poucos achados sobre suas correlações, principalmente em diferentes contextos, como as escolas. É importante entender essa correlação porque cada vez mais os gestores possam ter insumos para a construção de estratégias e práticas gerenciais eficientes de gestão de pessoas. Portanto, como justificativa prática, o estudo buscou gerar novos resultados e dados para que os gestores escolares possam embasar a criação de práticas de Recursos Humanos. As escolas alternativas são centros de ensino que buscam modelos educacionais diferentes da escola tradicional muito presente na maioria das escolas do Brasil, sendo importante entender a criação dessas novas escolas em território brasileiro como uma evolução para a sociedade e para as crianças. Para o alcance dos resultados, utilizou-se uma abordagem quantitativa e descritiva. A pesquisa constituiu em uma aplicação de dois questionários, a Escala de Bases do Comprometimento Organizacional (EBACO) e a Escala de Civismo nas Organizações, ambos em escola Likert de 5 pontos. Realizou-se a pesquisa com 10 escolas, 9 de ensino privado e 1 pública, contou-se com uma amostra de 69 professores de uma população de 100 profissionais. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva e análise correlacional utilizando-se o coeficiente de correlação linear rho Spearman. A Escala de Comprometimento Organizacional é composta por 6 fatores, onde a dimensão “Afetiva: Internalização de valores e objetivos” apresentou a maior média e a dimensão “Instrumental: Poucas alternativas” a menor. Já na Escala de Civismo nas Organizações, que possui 5 fatores, a maior média foi do fator “Proteção ao sistema” e a menor de “Autotreinamento”. O resultado das correlações mostrou que a relação moderada mais alta foi entre os fatores do comprometimento “Afetivo: Internalização de valores e objetivos” e de cidadania organizacional “Criação de clima favorável à organização no ambiente externo” e que os fatores “Instrumental: Poucas Alternativas” e “Proteção ao sistema” tiveram correlação negativa. Os resultados encontrados pelo estudo permitem que os gestores possam identificar quais são os fatores do comprometimento que estão mais relacionados com a expressão de comportamentos espontâneos à organização, e assim, traçar novas diretrizes na busca de potencializar os resultados das escolas, além de melhorar a qualidade de vida dos professores e a ligação professor-escola. Os resultados do estudo não podem ser generalizados, pois apenas escolas do Distrito Federal foram analisadas, porém ao final sugere-se uma agenda de pesquisa para investigações futuras, visando o aprofundamento e ampliação dos resultados. |