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Título: Análise da usabilidade em um site de compras e vendas no Brasil
Autor(es): Wielewski, Gabriel Lopes
Orientador(es): Lima, Clarissa Melo
Assunto: Comportamento do consumidor
Comércio eletrônico
Mercado Livre (Site da Web)
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 14-Set-2018
Referência: WIELEWSKI, Gabriel Lopes. Análise da usabilidade em um site de compras e vendas no Brasil. 2018. 88 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O estudo buscou apresentar a percepção da usabilidade do site Mercado Livre de acordo com pontos de vista fundamentais, elaborados de acordo com a metodologia de Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista (MCDA-C). O campo de realização da pesquisa foi composto por todos aqueles que já possuíram alguma experiência com o site Mercado Livre. A população pesquisada foi de 55 milhões de brasileiros, sendo a amostra de 167 respondentes. O trabalho apresentou primeiramente um levantamento teórico sobre Comportamento do Consumidor, e-Commerce, Marketplace e Usabilidade. Os dados foram coletados através de um questionário, que foi elaborado a partir da realização de cinco brainstormings e um grupo focal. Os resultados apresentaram que Acesso a Informação e a Capacidade de pesquisa foram os critérios que tiveram melhor desempenho, e a Flexibilidade e os Canais de comunicação tiveram os piores desempenhos. Quanto a Usabilidade, nenhum dos critérios obteve uma percepção fora dos pontos ótimos propostos, ou seja, todos os critérios foram bem percebidos pelos usuários.
Abstract: This research sought to present the perception of the usability of the Mercado Livre website according to fundamental points of view, elaborated by the methodology of Multicriteria Decision aid – Constructivist (MCDA-C). The field of research was composed of all those who have already had some experience using the Mercado Livre website. The population of the study was represented by all of brazilians who had bought online in 2017, according to e-Bit (2018) about 55 million, the sample was 167 respondents. The paper presented first a theoretical research about Consumer Behavior, e-Commerce, Marketplace and Usability. The data were collected through a survey, which was elaborated from the realization of five brainstorms and a focus group. The results showed that Access to Information and Research Capability were the best performance criteria, and Flexibility and Communication Channels had the worst performance. For Usability, all the criteria were well perceived by the users and none of them got a perception out of the optimal points proposed.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.20700
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