Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20690
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_BrunoAlvesSantos_tcc.pdf1,57 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Efeitos da atual crise econômica brasileira no comportamento do consumidor do Distrito Federal
Autor(es): Santos, Bruno Alves
Orientador(es): Pinheiro, Danielle Sandi
Assunto: Comportamento do consumidor
Consumidores - comportamento de compra
Recessão (Economia)
Data de apresentação: 7-Dez-2017
Data de publicação: 13-Set-2018
Referência: SANTOS, Bruno Alves. Efeitos da atual crise econômica brasileira no comportamento do consumidor do Distrito Federal. 2017. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo estudar os efeitos do atual cenário de recessão econômica no comportamento dos consumidores do Distrito Federal. Para isso, buscou-se identificar a percepção dos consumidores sobre a atual crise econômica do Brasil e quais mudanças ocorreram no comportamento dos consumidores em efeito desse atual cenário econômico. Para atingir esses objetivos, foi realizada uma pesquisa descritiva através do método survey e quantitativo com 104 consumidores que moram no Distrito Federal mediante aplicação de um questionário. Em relação a percepção dos consumidores, foi observado que a maioria dos consumidores afirmam que a atual crise econômica afetou o seu consumo, aumentou a inflação e a quantidade de pessoas desempregadas, afetou suas prioridades de compra, diminuiu o seu poder de compra e além disso, a maioria dos consumidores não acreditam que esta crise econômica esteja perto de acabar. Em relação as mudanças de comportamento, a maioria dos consumidores afirmam que estão poupando mais dinheiro, controlando mais seus gastos, pechinchando mais vezes o valor das compras, escolhendo os produtos de marcas mais baratas, realizando mais pesquisas de preço, realizando menos compras, reduzindo as refeições fora de casa, adiando compras e grandes valores, priorizando a compra de produtos que consideram essenciais, reduzindo a compra de mercadorias que consideram supérfluos e maioria afirma que pretendem voltar aos hábitos de consumo que tinham antes da crise econômica. Esta pesquisa teve como limitação, o tamanho da amostra que foi pequena em relação a quantidade de pessoas que moram no Distrito Federal com o perfil escolhido para a pesquisa.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons