Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20686
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AnaPaulaAraujoLima_tcc.pdf1,53 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação de impacto de treinamento em amplitude : o curso Programa de Desenvolvimento para Líderes na ANVISA
Autor(es): Lima, Ana Paula Araújo
Orientador(es): Ferreira, Rodrigo Rezende
Assunto: Pessoal - treinamento
Treinamento profissional
Data de apresentação: 4-Jul-2018
Data de publicação: 11-Set-2018
Referência: LIMA, Ana Paula Araújo. Avaliação de impacto de treinamento em amplitude: o curso Programa de Desenvolvimento para Líderes na ANVISA. 2018. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar a percepção de impacto em amplitude de uma amostra de egressos do curso Programa de desenvolvimento para líderes, ministrado para gestores, analistas, especialistas e técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, em Brasília (DF). O impacto é importante variável que permite medir a efetividade da ação instrucional em termos do uso de competências aprendidas no curso pelos egressos, em seu contexto de trabalho. O estudo contou com a participação de 71 profissionais, escolhidos por acessibilidade, que, por meio de questionário eletrônico de pesquisa, disponibilizado na plataforma Google Docs, responderam as questões referentes ao impacto em amplitude do treinamento e um questionário sociodemográfico. Foi utilizado instrumento de impacto em amplitude já validado pelo Brasil. Observou-se contribuições importantes do treinamento para o desempenho dos colaboradores participantes, entre elas, a utilização das habilidades desenvolvidas no curso com frequência, melhor aproveitamento das oportunidades de trabalho, qualidade no serviço, aumento da autoconfiança e da motivação para o trabalho. Os resultados demonstram também que o setor estudado proporciona contexto predominantemente favorável para a aplicação dos conhecimentos, habilidades e atitudes, ensinados nos eventos de capacitação desses profissionais. Sugere-se para pesquisas futuras, através de uma avaliação de impacto de treinamento em profundidade, investigar quais fatores que impedem a agilidade nas realizações das atividades e quais tarefas, e serviços estão relacionados de forma indireta ao conteúdo do treinamento para que seja possível analisar os limites que influenciam a qualidade destas. Ao final, os limites da pesquisa são discutidos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2018.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons