Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20683
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_BarbaraVaninaArantes_tcc.pdf953,76 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Relato de experiência vivenciada com a saúde mental e situações de álcool e outras drogas de um grupo de adolescentes: conhecendo sobre as demandas
Autor(es): Arantes, Bárbara Vanina
Orientador(es): Santos, Josenaide Engracia dos
Assunto: Reforma psiquiátrica
Psicologia do adolescente
Data de apresentação: 5-Jul-2018
Data de publicação: 11-Set-2018
Referência: ARANTES, Bárbara Vanina. Relato de experiência vivenciada com a saúde mental e situações de álcool e outras drogas de um grupo de adolescentes: conhecendo sobre as demandas. 2018. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho descreve a trajetória da Reforma Psiquiátrica Brasileira, os objetivos e funcionalidades dos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), e as respectivas demandas que chegam ao CAPSi (infanto-juvenil), local do qual surgiu o relato de experiência. Tem-se por objetivo ilustrar a importância de realizar oficinas terapêuticas com grupos de adolescentes com transtorno mental, com quem faz uso abusivo de substâncias psicoativas e com suas respectivas famílias. Trata-se de um relato de experiência baseado na intervenção de psicoeducação seguindo os princípios da Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) em um grupo de adolescentes e o grupo de família. Verificou-se que os adolescentes expressaram por meio da escrita, o que esperam do comportamento de seu familiar devido ao seu quadro clínico. A análise indica que é possível fortalecer os laços familiares quando se esclarece sobre as doenças e quando juntos se cria estratégias de enfrentamento.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2018.
Aparece na Coleção:Terapia Ocupacional



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.