Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20637
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_CamilaHarumiOdaDeOliveira_tcc.pdf662,71 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Aplicação dos cimentos resinosos associados a sistemas cerâmicos condicionáveis : revisão de literatura e relato de caso
Outros títulos: Application of resin cements associated with conditioning ceramic systems : literature review and case report
Autor(es): Oliveira, Camila Harumi Oda de
Orientador(es): Tabata, Lucas Fernando
Assunto: Cimentos dentários
Adesivos dentários
Odontologia - aspectos estéticos
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 3-Set-2018
Referência: OLIVEIRA, Camila Harumi Oda de. Aplicação dos cimentos resinosos associados a sistemas cerâmicos condicionáveis: revisão de literatura e relato de caso. 2018. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Objetivo: Os cimentos resinosos apresentam alta força de ligação com as estruturas, resistência à compressão e menor solubilidade que os cimentos convencionais. Esses cimentos são indicados para a cimentação de coroas livres de metal, coroas metalocerâmicas, inlays, onlays, laminados, restaurações indiretas em resina composta e pinos intrarradiculares. Para o sucesso da reabilitação estética é necessário conhecer os materiais que serão utilizados. Este trabalho tem por finalidade realizar uma revisão de literatura sobre a aplicação racional dos cimentos resinosos associados a sistemas cerâmicos livres de metal baseado nas características individuais e indicações de uso dos sistemas, bem como relatar um caso clínico de reabilitação estética anterior com coroas cerâmicas realizado na Clínica de Graduação da UnB. Caso clínico: Paciente do sexo masculino, 64 anos de idade procurou a clínica odontológica do HUB com queixa estética. Após anamnese, exame clínico e complementares, foi proposto ao paciente a substituição das coroas unitárias dos dentes 11 e 21 e restauração com resina composta do 12 e 22. Com o aval do paciente, foi realizado a remoção das coroas antigas dos dentes 11 e 21, ajustes nos preparos e moldagem. A cimentação das coroas cerâmicas foi realizada com o cimento resinoso dual RelyX Ultimate - 3M ESPE. Com intuito de harmonizar o sorriso do paciente, foram feitas facetas diretas em resina composta nos dentes 12 e 22. O caso atualmente se encontra em acompanhamento de 10 meses. Conclusão: Os cimentos resinosos associados a sistemas cerâmicos livres de metal para tratamentos estéticos tem mostrado sucesso quando bem indicados. A indicação de tratamento estético com coroas cerâmicas associadas à cimentação adesiva e facetas diretas em resina composta possibilitou a reabilitação do paciente atendendo as expectativas estéticas e funcionais do mesmo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Odontologia, 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.20637
Aparece na Coleção:Odontologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons