Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20620
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_JoaoPauloApolinario_tcc.pdf2,42 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A computação na era de sua criatividade : uma análise da produção científica do congresso internacional de criatividade computacional e um diálogo com a comunicação
Autor(es): Apolinário, João Paulo
Orientador(es): Souza, Luciano Mendes de
Assunto: Comunicação
Criatividade
Cienciometria
Data de apresentação: 21-Jun-2018
Data de publicação: 28-Ago-2018
Referência: APOLINÁRIO, João Paulo. A computação na era de sua criatividade: uma análise da produção científica do congresso internacional de criatividade computacional e um diálogo com a comunicação. 2018. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: No presente trabalho, foi realizada uma revisão de literatura sobre criatividade computacional e um estudo cienciométrico com objetivo de mapear a produção científica do Congresso Internacional de Criatividade Computacional entre 2010 e 2016. Foi possível observar que o campo da Criatividade Computacional é um campo emergente, sendo a principal referência no congresso a pesquisadora de ciências cognitivas Margaret Boden; que o congresso reúne como autores boa parte das autoridades na área, que centenas de softwares pretensamente criativos estão sendo produzidos e que existe uma forte preocupação com os processos criativos e a avaliação crítica desses processos nesses softwares. A partir dessa análise foi promovido um diálogo entre a criatividade computacional e o campo de comunicação, especificamente na publicidade e no jornalismo, em que foi possível constatar pontos de diálogo entre as áreas, tanto para uso no processo criativo e na geração de artefatos criativos na publicidade, quanto em áreas do jornalismo em que se percebe criatividade.
Abstract: In the present work, a literature review and a scientometric study were conducted to map the scientific production of the International Conference on Computational Creativity between 2010 and 2016. It was observed that the computational creativity field is an emerging field and the main reference on this field is the cognitive sciences researcher Margaret Boden; that the conference brings together many of the authorities in the field, that a lot of purportedly creative software are being created and a major concern both with creative processes and the critical evaluation of such processes in purportedly creative software. Based on this analysis, a dialogue was promoted between the fields of computational creativity and communication studies, specifically in advertising and journalism, through which points of dialogue between the fields were detected, for use both in the process and generation of creative artifacts in advertising, and in areas of journalism where creativity is perceived.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Habilitação em Comunicação Organizacional, 2018.
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons