Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20613
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MariaClaraGoncalvesEAbreu_tcc.pdf1,3 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Comunicação preta : uma análise dos discursos construídos por mulheres negras no Youtube
Autor(es): Abreu, Maria Clara Gonçalves e
Orientador(es): Sousa, Janara Kalline Leal Lopes de
Assunto: Democracia racial
Mulheres negras
Racismo
Data de apresentação: Jun-2018
Data de publicação: 28-Ago-2018
Referência: ABREU, Maria Clara Gonçalves e. Comunicação preta: uma análise dos discursos construídos por mulheres negras no Youtube. 2018. 76 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Esta pesquisa tem o objetivo de explorar de que maneira os discursos construídos por mulheres negras no Youtube contribuem para a formação de representações sociais contra-hegemônicas. Com os avanços tecnológicos e as novas tecnologias digitais, os processos de produção, difusão e consumo de informação mudaram. Nesse contexto, mulheres negras conseguem ganhar protagonismo e expor a temática racial, em espaços midiáticos alternativos, de maneira a questionar representações hegemônicas e fomentar a construção de representações contra-hegemônicas da população negra. Para melhor compreensão do objeto, traçamos um cenário a partir da formação do mito da democracia racial e de alguns conceitos que fazem parte do debate racial. Além disso, analisa-se como pessoas negras são representadas pela mídia hegemônica e como esse processo contribui para a perpetuação e renovação do racismo. Por fim, foram analisados 39 vídeos do Youtube de três produtoras de conteúdo negras, são elas Ana Paula Xongani, Gabriela Oliveira e Nataly Nery. Os resultados da análise apontam que os discursos estimulam o enfrentamento da temática racial, o questionamento de representações hegemônicas e a formação de representações positivas da população negra.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Habilitação em Comunicação Organizacional, 2018.
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons