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dc.contributor.advisorAraújo, Ellis Regina-
dc.contributor.authorSilva, Leonardo Vinicius Domiciano da-
dc.identifier.citationSILVA, Leonardo Vinicius Domiciano da. O reposicionamento de marca da Skol no Brasil: uma análise da incorporação da causa LGBT no marketing. 2018. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Habilitação em Comunicação Organizacional, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA Skol, marca presente no Brasil desde os anos 1960, iniciou sua participação nas propagandas na década de 1990 e, durante 20 anos, utilizou-se da figura feminina para promover a bebida, não apresentando nenhuma diversidade em suas peças publicitárias e perpetuando uma total invisibilidade da população LGBT; porém, depois de uma campanha publicitária ter repercutido negativamente em redes sociais, realizou um reposicionamento, que teve início em meados de 2016. A pesquisa é um estudo do reposicionamento de marca da cervejaria Skol no Brasil e de como a empresa incorporou a causa LGBT para isso. Para ajudar a entender como se deu esse processo de transição, foram elencados três objetivos específicos: (1) entender como era o antigo padrão publicitário da Skol; (2) identificar qual foi o momento da crise de imagem que gerou o reposicionamento da marca e entender seus motivos; (3) analisar as peças publicitárias utilizadas após o processo de reposicionamento e entender essa mudança com foco na diversidade. Como metodologia, recorreu-se a uma análise de conteúdo qualitativa com base em Bardin (1977). Nas análises das novas peças publicitárias, é possível perceber que o novo posicionamento se caracteriza por uma total modificação da posição adotada pela marca, que assumiu ter errado e procura incluir em suas peças mensagens de respeito, igualdade e diversidade.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPublicidade - campanhaspt_BR
dc.subject.keywordComunidade LGBTpt_BR
dc.subject.keywordMarketing - estratégiaspt_BR
dc.titleO reposicionamento de marca da Skol no Brasil : uma análise da incorporação da causa LGBT no marketingpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2018-08-28T12:30:55Z-
dc.date.available2018-08-28T12:30:55Z-
dc.date.submitted2018-06-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/20612-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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