Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20602
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_BrunoCabralChaves_tcc.pdf239,11 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A maldição do vencedor em processos de alienação de imóveis : objetos de disputa aberta e venda direta
Autor(es): Chaves, Bruno Cabral
Coorientador(es): Fernandes, Bruno Vinicius Ramos
Assunto: Instituições financeiras
Leilões
Alienação de imóveis
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 27-Ago-2018
Referência: CHAVES, Bruno Cabral. A maldição do vencedor em processos de alienação de imóveis: objetos de disputa aberta e venda direta. 2018 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Mercado Financeiro e Investimentos)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A maldição do vencedor é um fenômeno observado em várias publicações que tratam sobre leilões e consiste no pagamento do valor de um bem acima do preço de mercado, o resultado pode ser lucro abaixo da expectativa ou até mesmo prejuízo. O objetivo do presente trabalho é verificar se houve o fenômeno da maldição do vencedor nas amostras colhidas de imóveis vendidos no Distrito Federal, observando todos os custos que podem estar envolvidos neste processo. Através da realização de pesquisa acerca de editais que tratam de alienações de imóveis de instituições financeiras, na praça de Brasília, no período de novembro de 2017 até março de 2018. Após a coleta de dados e análise, foi observado que 8 % do total de imóveis arrematados apresentaram a ocorrência do fenômeno da maldição do vencedor. Dois imóveis tiveram resultado da soma dos valores das despesas superiores ao de avaliação.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão Pública, Departamento de Ciências Contábeis Atuariais, 2018.
Aparece na Coleção:Mercado Financeiro e Investimentos



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons