Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20596
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_NayaraDamascenoDeSouza_tcc.pdf623,28 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Alegações de mulheres para a tomada de decisão em relação à via de parto : uma revisão integrativa
Autor(es): Souza, Nayara Damasceno de
Orientador(es): Franzoi, Mariana André Honorato
Assunto: Parto normal
Partos cesáreos
Mulheres grávidas
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 27-Ago-2018
Referência: SOUZA, Nayara Damasceno de. Alegações de mulheres para a tomada de decisão em relação à via de parto: uma revisão integrativa. 2018. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Introdução: Verifica-se uma alta taxa de cirurgia cesariana, principalmente em hospitais particulares, a qual está intimamente relacionada à morbimortalidade materno-infantil. Logo, faz-se necessário investigar o porquê do aumento contínuo deste tipo de parto, mesmo com recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para que essa taxa não ultrapasse os 15%. É importante identificar se a opção pela cesárea ou parto normal está partindo da mulher e quais fontes de informação estão sendo utilizadas para fundamentar a tomada de decisão. Objetivo: Identificar as alegações que levam as mulheres a decidirem pelo tipo de parto, normal ou cesárea. Metodologia: Trata-se de Revisão Integrativa da literatura realizada nas bases de dados eletrônicas Medical Literature Analysis and Retrieval System on-line (PubMed/MEDLINE), Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), a partir dos descritores “Decision Making”; “Natural Childbirth”; “Cesarean Section”; e a palavra-chave “Choice”, assim como seus correspondentes em português. Resultados: Foram incluídos 16 estudos de abordagem qualitativa, que foram integrados em três eixos temáticos representativos das alegações das mulheres para a escolha do tipo/via de parto, a saber: motivações para escolha do parto normal, motivações para escolha da cesariana e fontes de informação motivadoras. Os principais motivos para a escolha pelo parto normal são recuperação puerperal mais rápida e benefícios para a saúde do recém-nascido. Já as mulheres que optam pela cesárea alegam essa escolha para fugir da dor e por medo do parto normal. As principais fontes de informação procuradas pelas mulheres para escolher a via de parto e obter conhecimentos sobre a gestação foram revistas, livros e internet. Destaca-se que em nenhum dos estudos analisados a enfermagem foi referida como fonte de informação pelas mulheres. Considerações Finais: É essencial a garantia de atendimento de pré-natal de qualidade, com escuta qualificada e compartilhamento de informações que possam fornecer subsídios às mulheres para que a escolha pela via de parto ocorra de forma consciente e orientada. Em especial, destaca-se o papel das enfermeiras, profissionais responsáveis pelo pré-natal de baixo risco, na orientação, esclarecimentos e compartilhamento de informações pertinentes que envolvem todo o processo de gestar e parir, evitando assim que as mulheres tomem decisões baseadas nas opiniões de familiares, amigos ou da mídia, que nem sempre refletem uma escolha baseada em evidências e segura.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.20596
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons