Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20595
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MarinaSzerwinskCamargos_tcc.pdf840,82 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Conhecimentos e atitudes paternas frente ao aleitamento materno
Autor(es): Camargos, Marina Szerwinsk
Orientador(es): Franzoi, Mariana André Honorato
Assunto: Amamentação
Pais e filhos
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 27-Ago-2018
Referência: CAMARGOS, Marina Szerwinsk. Conhecimentos e atitudes paternas frente ao aleitamento materno. 2018. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Introdução: A atitude dos pais no encorajamento a mãe atinge o contexto da assistência de saúde e promoção da saúde com reflexos futuros de boas práticas, assegurando integralidade do cuidado na tríade mãe-criança-pai. O fato do pai possuir conhecimento, mesmo que mínimo sobre a amamentação, repercute na continuidade da prática de amamentar, ao passo que sua ausência torna o processo mais difícil. Estudos evidenciam cada vez mais a importância da participação paterna no incentivo e apoio à amamentação Objetivo: Identificar na literatura científica os conhecimentos e atitudes dos pais em relação ao aleitamento materno. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, que teve como pergunta norteadora: quais os conhecimentos e atitudes dos pais em relação à amamentação? Realizou-se busca online nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature and Retrieval System On Line (MEDLINE/PUBMED) e Cummulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), a partir dos descritores “Father” e “breast feending”, combinados entre si por meio do operador booleano “AND”. Resultados: A amostra final foi composta por 16 artigos, que foram integrados em duas categorias temáticas, a saber: conhecimentos paternos em relação ao aleitamento materno: benefícios e desvantagens; e atitudes paternas frente à amamentação: enlaces entre desejos e impasses no apoio ao aleitamento materno. Conclusão: Os pais estão engajados e solícitos à promoção do aleitamento materno, todavia, alegam falta de conhecimento sobre vários aspectos em relação à amamentação. Além disso, é necessário avançar nas discussões de gênero em relação aos papeis do homem e da mulher no envolvimento e cuidados com bebê. Cabe aos profissionais de enfermagem desempenhar um papel mais incisivo de conscientização para a inclusão dos pais nos cuidados deste com a mulher e o bebê.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.20595
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons