Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20587
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AlineReisBrasaoDutra_tcc.pdf377,49 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O uso do coping religioso/espiritual por familiares de crianças em cuidados paliativos : revisão de literatura
Autor(es): Dutra, Aline Reis Brasão
Orientador(es): Borges, Moema da Silva
Coorientador(es): Jaramillo, Rosângela Garcia
Assunto: Cuidados paliativos
Espiritualidade
Medicina - aspectos religiosos
Tratamento paliativo
Data de apresentação: Jun-2018
Data de publicação: 27-Ago-2018
Referência: DUTRA, Aline Reis Brasão. O uso do coping religioso/espiritual por familiares de crianças em cuidados paliativos: revisão de literatura. 2018. 25 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Objetivo: analisar, com base em artigos científicos, o uso do coping religioso/espiritual como estratégia de enfrentamento dos familiares de crianças em cuidados paliativos. Método: revisão de literatura com os seguintes descritores: palliative care; caregivers; religion; spirituality; adaptation, psychological. A análise dos estudos selecionados com auxilio do Software Iramuteq. Resultados: Foram identificados 2485 artigos. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, selecionaram-se 7 artigos para este estudo. Com o auxílio do software foram identificadas 6 classes e dois eixos. O primeiro eixo foi composto pelas classes 4, 3 e 5 denominadas respectivamente gênero e cuidado; influência da personalidade resiliente e apoio social; aspectos facilitadores e dificultadores do cuidado paterno. Esse eixo reflete sobre a influência do gênero e do apoio social nas condições do cuidado dedicado as criança em situação paliativa. O segundo eixo foi formado pelas classes 2 chamada a doença/crise como perigo; classe 1 coping religioso/espiritual; e 6 enfrentamento da crise, faz referência as estratégias e modelos de enfrentamento utilizadas frente a crise desencadeada na família pela doença. Conclusão: este estudo reitera que a espiritualidade e a religiosidade é uma dimensão do comportamento humano que pode ser utilizado como um instrumento fortalecedor e qualificador da humanização em saúde.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2018.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons