Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20583
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_GleiceNascimentoDeOliveira_tcc.pdf332,97 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A esperança de pacientes em tratamento hemodialítico a espera de transplante renal : revisão de literatura
Autor(es): Oliveira, Gleice Nascimento de
Orientador(es): Borges, Moema da Silva
Assunto: Transplante de órgãos, tecidos, etc.
Rins - transplante
Hemodiálise
Data de apresentação: 25-Jun-2018
Data de publicação: 23-Ago-2018
Referência: OLIVEIRA, Gleice Nascimento de. A esperança de pacientes em tratamento hemodialítico a espera de transplante renal: revisão de literatura. 2018. 22 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Objetivo: Realizar revisão de literatura de estudos que abordam o grau de esperança de pacientes submetidos ao tratamento de hemodiálise à espera de transplante renal. Método: Pesquisa de revisão de literatura, elaborada por busca ativa nas seguintes bases de dados: Medline, SciELO, PubMed Central® e Portal Capes, com período de busca compreendido entre 2007 a 2017 e que utilizaram alguma escala de esperança para medir o nível de esperança dos pacientes. A análise dos artigos selecionados foi realizada, pelo software IRAMUTEQ. Resultados: Para a elaboração desta revisão de literatura foram selecionados 5 artigos. A partir da análise de conteúdo realizada com auxílio software IRAMUTEQ, obteve-se a Classificação Hierárquica Descendente, com quatro ramificações e que resultaram em quatro classes distintas. Conclusão: O estudo demonstrou que as publicações nacionais e internacionais a respeito da esperança de pacientes em tratamento hemodialítico a espera de transplante renal ainda são incipientes. Apesar disso, ratificam a relevância da promoção e manutenção do sentimento de esperança destacando os fatores promotores e redutores desse sentimento. Corroboram a necessidade do cuidado integral, destacando as estratégias de enfrentamento utilizada no processo, e sobretudo, a importância da atuação do enfermeiro na vida dos pacientes, ajudando-os a enfrentar o processo de adoecimento de forma mais esperançosa.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2018.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons