Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20564
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AnaCarolinaDeAraujoMonjardim_tcc.pdf270,96 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A saúde coletiva na defesa da incorporação da perspectiva de gênero nas políticas públicas : percurso de uma sanitarista em uma rede de cuidados às pessoas que sofrem violências
Autor(es): Monjardim, Ana Carolina de Araújo
Orientador(es): Pedrosa, Cláudia Mara
Assunto: Gênero - transversalidade
Políticas públicas - saúde
Violência contra as mulheres
Data de apresentação: 9-Jul-2018
Data de publicação: 22-Ago-2018
Referência: MONJARDIM, Ana Carolina de Araújo. A saúde coletiva na defesa da incorporação da perspectiva de gênero nas políticas públicas: percurso de uma sanitarista em uma rede de cuidados às pessoas que sofrem violências. 2018. 25 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este artigo discute como a Saúde Coletiva tem desde sua origem o compromisso de promover o fortalecimento da transversalização de gênero nas políticas públicas, em especial de saúde. A partir do percurso formativo de uma graduanda em saúde coletiva em um serviço do Distrito Federal voltado para o atendimento às pessoas que sofrem violências - o Programa de Pesquisa, Assistência e Vigilância à Violência- PAV Girassol e norteadas pela plataforma política feminista do movimento social brasileiro, sistematizamos e analisamos o diário de campo e os relatórios do estágio curricular. Foi realizado também uma revisão bibliográfica sobre os temas saúde coletiva, gênero, equidade e políticas de saúde. O referencial ético político em defesa da promoção dos direitos das mulheres, e os saberes construídos no campo da saúde coletiva possibilitaram ampliar o debate sobre a implicação deste campo de saberes e práticas para fomentar na saúde a redução das desigualdades de gênero e raça, e consequentemente, da violência contra mulher.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Saúde Coletiva, 2018.
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons