Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20563
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_JulianeLucyDaSilvaLopes_tcc.pdf1,25 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Cultura organizacional e gestão da qualidade em saúde : uma perspectiva hospitalar
Autor(es): Lopes, Juliane Lucy da Silva
Orientador(es): Rattner, Daphne
Assunto: Cultura organizacional
Gestão da qualidade
Qualidade da assistência à saúde
Hospitais - administração
Data de apresentação: 6-Jul-2018
Data de publicação: 22-Ago-2018
Referência: LOPES, Juliane Lucy da Silva. Cultura organizacional e gestão da qualidade em saúde: uma perspectiva hospitalar. 2018. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Objetivo: apresentar e discutir conceitos e abordagens que contribuam para a compreensão de aspectos da cultura organizacional e descrever modificações ocorridas com implantação de programas de gestão da qualidade em saúde no meio hospitalar. Método: revisão integrativa de literatura nas bases de dados LILACS e SCIELO, de artigos em português. Resultados: Os achados que retratam positivamente as dimensões foram: a adoção de uma ferramenta para avaliar a qualidade dos serviços de saúde, como a acreditação; ocorrer mudança gerencial na alta gestão, sendo um avanço significativo para a organização aderir a um modelo de gestão mais participativo, com descentralização das decisões e harmonização dos membros de equipe que realizam o trabalho em saúde; isso poderá impactar na qualidade dos serviços. Como achados negativos, destaca-se o baixo salário dos profissionais; a falta de oportunidade de crescimento; e a ausência de chances para desenvolvimento da carreira. Foi destacado positivamente a Acreditação como promotora de ações educativas e inovadoras através dos progressos na segurança do paciente, possibilitando avanços assistenciais efetivos, contínuos e resolutivos em Instituições de saúde; e, de maneira negativa, a inexistência de oportunidades de treinamento e cursos no hospital em estudo. Houve ênfase na associação entre Acreditação e o mapeamento de processos assistenciais. Considerações finais: Esse estudo possibilitou identificar pressupostos teóricos referentes às diferentes dimensões da cultura organizacional e gestão da qualidade, e ações que representam as práticas e os valores que caracterizam a cultura das organizações.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Saúde Coletiva, 2018.
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus UnB Ceilândia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons