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https://bdm.unb.br/handle/10483/20556
Título: | Condições de acessibilidade às estações do corredor de Bus Rapid Transit (BRT) Sul do Distrito Federal |
Outros títulos: | Accessibility conditions along the sSuth Bus Rapid Transit (BRT) corridor in Distrito Federal |
Autor(es): | Baião, Juliana Lima |
Orientador(es): | Arruda, Fabiana Serra de |
Assunto: | Transporte público Brasília (DF) - planejamento urbano |
Data de apresentação: | 21-Mar-2018 |
Data de publicação: | 15-Ago-2018 |
Referência: | BAIÃO, Juliana Lima. Condições de acessibilidade às estações do corredor de Bus Rapid Transit (BRT) Sul do Distrito Federal. 2018. 69 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma análise acerca da acessibilidade às estações do corredor de
transporte BRT Sul no Distrito Federal. A análise aborda como essa nova infraestrutura foi
concebida e sobre como as diferentes regiões ao longo do eixo são atendidas por essa oferta
disponível. O trabalho tem foco em como o ciclo de transportes e uso do solo se realimenta das
modificações urbanas que ocorreram com essa inserção e sobre como a acessibilidade
desempenha papel fundamental no desenvolvimento do ciclo, possibilitando atividades
diferentes em regiões atendidas de modo diferente. Conclui-se que o aumento de acessibilidade
não ocorreu de modo igualitário, estando algumas regiões em posições privilegiadas, no que
concerne o atendimento pelas linhas de BRT. As sugestões de pesquisa foram deixadas de modo
a incentivar que novos estudos possam compatibilizar a inserção de infraestruturas de
transportes com a existência de uma acessibilidade adequada, atrelando o planejamento urbano
à qualidade do serviço oferecido, promovendo o desenvolvimento regional. |
Abstract: | This paper presents an analysis about the accessibility to the stations of the transport corridor
“BRT Expresso DF Sul” in Distrito Federal, Brazil. This analysis contemplates how the
infrastructure was concepted and how the different regions are attended by this available
transport facility. The paper focuses on how the transport feedback cycle feeds itself of the
urban changes that occurred after the insertion and how the accessibility performs an important
role on this cycle development, enabling different activities in regions with different
accessibility levels. The conclusion is that the increase of accessibility levels did not occur with
equity along the regions, some of them figuring in privileged positions, in what concerns the
service of BRT bus lines. Research suggestions are left in a way to encourage new studies in
order to facilitate the compatibilization between the implantation of transport infrastructures
with a good accessibility level, attaching urban development to the quality of the service
offered, promoting the regional development. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018. |
Aparece na Coleção: | Engenharia Civil
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