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dc.contributor.advisorPortugal, Agnaldo Cuoco-
dc.contributor.authorFreitas, Maria Helena de Almeida-
dc.identifier.citationFREITAS, Maria Helena de Almeida. Kant, Quine e o conhecimento a priori. 2017. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Filosofia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2017.pt_BR
dc.description.abstractBusca mapear as concepções modernas acerca do conhecimento a priori, compreendido como verdades ligadas à razão, às intuições intelectuais, às reflexões racionais independentes de experiências, as quais têm sido objeto de controvérsias há, pelo menos, dois séculos. Enfatiza a concepção kantiana de conhecimento a priori, exposta na Crítica da razão pura, publicada em 1781, assim como uma de suas grandes críticas, realizada por Willard Quine no texto “Dois dogmas do empirismo”, publicado em 1951. Conclui que não está estabelecida, ainda, uma teoria filosófica que possa afirmar a inexistência do conhecimento a priori, mas somente a modificação de suas características.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTeoria do conhecimentopt_BR
dc.subject.keywordEmpirismopt_BR
dc.subject.keywordEpistemologiapt_BR
dc.titleKant, Quine e o conhecimento a prioript_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2018-08-14T14:52:05Z-
dc.date.available2018-08-14T14:52:05Z-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/20550-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1It seeks to map modern conceptions about a priori knowledge, understood as truths linked to reason, to intellectual intuitions, to rational reflections independent of experiences, which have been the object of controversy for at least two centuries. It emphasizes the Kantian conception of a priori knowledge, set forth in the Critique of pure reason, published in 1789, as well as one of his great critiques by Willard Quine in the text "Two dogmas of empiricism", published in 1951. The author concludes that it is not established yet a philosophical theory that can affirm the absence of a priori knowledge, but only the modification of its characteristics.pt_BR
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