Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Portugal, Agnaldo Cuoco | - |
dc.contributor.author | Freitas, Maria Helena de Almeida | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Maria Helena de Almeida. Kant, Quine e o conhecimento a priori. 2017. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Filosofia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Busca mapear as concepções modernas acerca do conhecimento a priori,
compreendido como verdades ligadas à razão, às intuições intelectuais, às reflexões
racionais independentes de experiências, as quais têm sido objeto de controvérsias há, pelo
menos, dois séculos. Enfatiza a concepção kantiana de conhecimento a priori, exposta na
Crítica da razão pura, publicada em 1781, assim como uma de suas grandes críticas,
realizada por Willard Quine no texto “Dois dogmas do empirismo”, publicado em 1951.
Conclui que não está estabelecida, ainda, uma teoria filosófica que possa afirmar a
inexistência do conhecimento a priori, mas somente a modificação de suas características. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teoria do conhecimento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Empirismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Epistemologia | pt_BR |
dc.title | Kant, Quine e o conhecimento a priori | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-08-14T14:52:05Z | - |
dc.date.available | 2018-08-14T14:52:05Z | - |
dc.date.submitted | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/20550 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | It seeks to map modern conceptions about a priori knowledge, understood as truths
linked to reason, to intellectual intuitions, to rational reflections independent of
experiences, which have been the object of controversy for at least two centuries. It
emphasizes the Kantian conception of a priori knowledge, set forth in the Critique of pure
reason, published in 1789, as well as one of his great critiques by Willard Quine in the text
"Two dogmas of empiricism", published in 1951. The author concludes that it is not
established yet a philosophical theory that can affirm the absence of a priori knowledge, but
only the modification of its characteristics. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Filosofia - Graduação
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