Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20545
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_GregorioDiniz_tcc.pdf819,85 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A concepção de justiça como equidade, de Rawls, pode ser pensada como o conteúdo da vontade geral, de Rousseau?
Autor(es): Diniz, Gregório
Orientador(es): Reis, Cláudio Araújo
Assunto: Justiça (Filosofia)
Filosofia política
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 14-Ago-2018
Referência: DINIZ, Gregório. A concepção de justiça como equidade, de Rawls, pode ser pensada como o conteúdo da vontade geral, de Rousseau?. 2017. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O objetivo deste trabalho é investigar se a concepção de justiça como equidade, de John Rawls, pode ser pensada como equivalente ao conteúdo da vontade geral, de Jean Jacques Rousseau. Com esse propósito, serão feitas as seguintes pesquisas: 1) qual a concepção de vontade geral apresentada na obra “O Contrato Social”, de Rousseau?; 2) como Rawls interpreta, em suas “Palestras sobre a história da filosofia política”, a vontade geral rousseauniana?; e 3) qual o conteúdo de justiça como equidade segundo a obra “Justiça como equidade, uma reformulação”, de Rawls? Estabelecidas essas questões, serão feitas algumas comparações. Em primeiro lugar, serão cotejas a vontade geral apresentada na obra de Rousseau e a interpretação dela feita por Rawls, no intuito de verificar em que grau podem ser consideradas conciliáveis, apontando, se for o caso, as dissonâncias entre elas. Essa será uma comparação mais espaçada, feita ao longo de todo o texto. Em segundo lugar, e como objetivo específico desta monografia, investigaremos se a concepção de justiça como equidade – sobretudo os conceitos mais significativos dessa concepção e os dois princípios de justiça – pode ser pensada como o conteúdo da vontade geral.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2017.
Aparece na Coleção:Filosofia - Graduação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons