Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20540
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_TiagoBarretoRocha_tcc.pdf854,49 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Santo Agostinho e a transcendência da vida feliz : felicidade plena como posse de um bem imutável
Autor(es): Rocha, Tiago Barreto
Orientador(es): Fernandes, Marcos Aurélio
Assunto: Metafísica
Felicidade
Data de apresentação: Nov-2017
Data de publicação: 14-Ago-2018
Referência: ROCHA, Tiago Barreto. Santo Agostinho e a transcendência da vida feliz: felicidade plena como posse de um bem imutável. 2017. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A pesquisa deste trabalho tratará sobre a questão da felicidade no pensamento de Agostinho de Hipona. O tema acerca da felicidade foi tão importante para este filósofo que o levou a tratar sobre a questão, logo no início de sua produção literária. Assim escreveu De beata vita, uma obra com o foco voltado para a felicidade. Posteriormente, o filósofo de Hipona continuaria tratando sobre tema da felicidade em alguns pontos de outras obras que sucederam. Para Agostinho de Hipona, a felicidade, em sua plenitude, possui um caráter racional ligado a interioridade da alma humana; ser feliz é saciar por completo o incessante desejo da alma humana que tem sede da posse de uma verdade que seja imutável. Para o filósofo de Hipona, nenhum bem terreno é capaz de suprir por completo aquele desejo incessante da alma. Isto porque a alma clama por uma plenitude e segurança que os bens materiais não podem ofertar. Em realidade, pode ser dito que a felicidade transcende a materialidade deste mundo sensível. Logo não é possível viver plenamente feliz neste mundo terrestre.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2017.
Aparece na Coleção:Filosofia - Graduação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons