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https://bdm.unb.br/handle/10483/20536
Título: | História da arte pelo viés de uma epistemologia crítica; onde a verdade é um lampejo |
Autor(es): | Coelho, Mariana de Jesus Veras |
Orientador(es): | Rufinoni, Priscila Rossinetti |
Assunto: | História da arte |
Data de apresentação: | 2017 |
Data de publicação: | 13-Ago-2018 |
Referência: | COELHO, Mariana de Jesus Veras. História da arte pelo viés de uma epistemologia crítica; onde a verdade é um lampejo. 2017. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | A intenção do presente trabalho é desenvolver um estudo inicial, por meio da leitura da teoria do filósofo e historiador da arte contemporâneo Georges Didi-Huberman. A proposta é repensar criticamente a extensão epistemológica de uma disciplina que historicamente constituiu seu discurso a partir da pretensão historiográfica artística de abarcar a totalidade do sentido dos objetos artísticos do passado – acentuando a relação de ausência corpórea do historiador da arte diante do seu objeto de estudo – quando, na verdade, sempre esteve confrontada por natureza a escolhas de conhecimento. No meio de tal crítica, a intervenção diz respeito a um fato que deve ser considerado: o tempo anacrônico presente na obra. Para a explicação do anacronismo o autor vai buscar na história da filosofia e na história da arte conceitos fundamentais para repensar a questão metodológica e linear pela qual a história dos objetos da arte é feita. Nosso objetivo é analisar a partir da crítica filosófica o movimento e a apropriação de conceitos benjaminianos em tal teoria. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2017. |
Aparece na Coleção: | Filosofia - Graduação
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