Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/20532
Título: | Análise fatorial em pesquisas de opinião na área da educação |
Autor(es): | Perné, Taryane Carvalho |
Orientador(es): | Vasconcelos, Ana Maria Nogales |
Assunto: | Análise fatorial Correlação (Estatística) |
Data de apresentação: | 2017 |
Data de publicação: | 13-Ago-2018 |
Referência: | PERNÉ, Taryane Carvalho. Análise fatorial em pesquisas de opinião na área da educação. 2017. 82 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | Neste trabalho, estudou-se a análise fatorial exploratória com aplicações em pesquisas
de opinião. Para integrar a revisão teórica e introduzir a utilização da técnica em pesquisas de
opinião, decidiu-se fazer uma revisão sobre a teoria da medida, incluindo a definição de tipos
de escala e das principais escalas utilizadas em pesquisas de opinião. Na aplicação da técnica o
conjunto de dados utilizados referem-se ao ENADE de 2014, mais precisamente o questionário
do estudante, com o intuito de captar a sua opinião sobre a IES1 e o curso.
O questionário é composto por 67 questões sendo 42 de escala likert, que será detalhada
a seguir. Um dos focos da análise foi a comparação da percepção captada pelo aluno por região
geográfica e para verificar essas possíveis diferenças uma ANOVA foi aplicada aos scores
fatoriais por regiões, exemplificando assim a utilidade da análise fatorial como base para outras
análise estatísticas. Outra questão ligada ao escopo do trabalho é: quais as diferenças práticas
entre os métodos de extração de fatores da análises fatorial? Para isso os metódos de componentes
principais e o de máxima verossimilhança foram comparados. O software utilizado na análise
foi o SPSS, além disso, ferramentas auxiliares do Pacote Office foram essenciais para a sua
organização. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2017. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.20532 |
Aparece na Coleção: | Estatística
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons