Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20514
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AnaPaulaRodriguesBercot_tcc.pdf2,43 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Inferência bayesiana e clássica sobre o coeficiente de variação
Autor(es): Berçot, Ana Paula Rodrigues
Orientador(es): Nakano, Eduardo Yoshio
Assunto: Cálculo das variações
Inferência bayesiana
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 8-Ago-2018
Referência: BERÇOT, Ana Paula Rodrigues. Inferência bayesiana e clássica sobre o coeficiente de variação. 2017. 160 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O Coeficiente de Variação (CV) é uma medida com ampla aplicabilidade, contanto que sejam obedecidos os pré-requisitos para utilização do mesmo. Este trabalho visa mostrar a estimação dessa medida via estimativa pontual e intervalo de confiança, bem como a aplicação do Teste de Significância Genuinamente Bayesiano (FBST). Toda a metodologia será desenvolvida com base na visão Bayesiana e considerando apenas distribuições que possuem suporte positivo visto ser essa uma das restrições para utilização do CV. Além disso, os procedimentos estudados nesse trabalho foram ilustrados por meio de dados simulados e dados reais obtidos através da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2015, sendo que no último caso o objetivo era analisar a desigualdade econômica entre os estados do Amazonas e de São Paulo. Por fim, o presente trabalho disponibiliza rotinas no Software R (R CORE TEAM, 2017) que permitem a realização de tais procedimentos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2017.
Aparece na Coleção:Estatística



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons