Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20513
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AlfredoRossiCunha_GabrielLobatoRamos_tcc.pdf1,45 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O modelo ARMA multivariado, cointegração e suas aplicações
Autor(es): Cunha, Alfredo Rossi Saldanha
Ramos, Gabriel Lobato
Orientador(es): Matsushita, Raul Yukihiro
Assunto: Análise de séries temporais
Dados estatísticos
Data de apresentação: 9-Dez-2017
Data de publicação: 8-Ago-2018
Referência: CUNHA, Alfredo Rossi Saldanha; RAMOS, Gabriel Lobato. O modelo ARMA multivariado, cointegração e suas aplicações. 2017. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Séries temporais multivariadas constituem uma forma de organização de dados estatísticos bastante comum. Este trabalho se propõe a efetuar um breve estudo acerca do modelo autoregressivo e de médias móveis (ARMA) multivariado (MARMA), como extensão do modelo univariado de Box e Jenkins. Em primeiro lugar, são introduzidos conceitos elementares como a função de autocorrelação serial, a correlação contemporânea, a função de autocorrelação cruzada e a estacionariedade. Em segundo lugar, o projeto trata de aspectos pertinentes ao caso multivariado, como a formulação do modelo ARMA na forma matricial e a introdução do conceito de cointegração. Uma breve revisão dos pacotes R que implementam os modelos MARMA também é apresentado no texto. Finalmente, para fins ilustrativos, séries históricas finananceiras da Bolsa de valores de Nova Iorque (NYSE) são analisadas. Os resultados sugerem que a cointegração, na forma apresentada em livros textos, é uma construção (ou conceito) sensível à exposição de fontes não lineares de não estacionariedade, como, por exemplo, quebras estruturais.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2017.
Aparece na Coleção:Estatística



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons