Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Granemann, Sérgio Ronaldo | - |
dc.contributor.author | Spach, Victor Bahia | - |
dc.identifier.citation | SPACH, Victor Bahia. Aplicação de métodos heurísticos para roteirização de veículos em rotas reais: caso de uma fábrica de gelo no Distrito Federal. 2017. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | A roteirização de veículos é uma importante ferramenta da pesquisa operacional e da logística para melhorar e reduzir os custos da distribuição de produtos a partir da redução das distâncias percorridas e dos tempos de trajeto. Os métodos heurísticos de roteirização podem contribuir como uma alternativa mais simples e, também, eficaz para a otimização de rotas, auxiliando as empresas a melhorarem a entrega de mercadorias aos clientes espalhados em uma determinada região geográfica. Este trabalho buscou comprovar por meio da aplicação dos métodos da Varredura, do Vizinho Mais Próximo e da Inserção do Ponto Mais Distante, se a aplicação de métodos heurísticos de roteirização é capaz de impactar positivamente na distribuição de produtos de uma fábrica de gelo no Distrito Federal, diminuindo suas distâncias percorridas e seu tempo de trajeto das rotas. Para isso, os dados foram levantados a partir de visitas realizadas à empresa e acompanhamento das rotas realizadas por ela. Os resultados obtidos com a aplicação dos métodos heurísticos foram melhores do que quando realizados empiricamente, no qual o método da Inserção do Ponto Mais Distante apresentou os melhores resultados. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Roteirização (Logística) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte de mercadorias | pt_BR |
dc.title | Aplicação de métodos heurísticos para roteirização de veículos em rotas reais : caso de uma fábrica de gelo no Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-08-08T12:14:26Z | - |
dc.date.available | 2018-08-08T12:14:26Z | - |
dc.date.submitted | 2017-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/20510 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The vehicle routing is an important operational research and logistics tool for the improvement and the reduction of products distribution costs, by minimizing the distances traveled and the travel times. Heuristic routing methods can contribute as a simpler and more effective route optimization alternative, helping companies improve the delivery of its products to customers spread in a particular geographic region. This work sought to prove, through the application of the Sweep Method, the Nearest-Neighbor Algorithm and the Insertion Of The Vertex Furthest Away From The Tour, if the application of heuristic routing techniques is capable of positively impacting the distribution of products from an ice factory in the Federal District, reducing its distances traveled and its travel time of the routes. To do so, the data was collected from visits made on the company and follow-ups of the routes performed by it. The results obtained with the application of the heuristic methods were better than when done empirically, in which the method of the Insertion of The Vertex Furthest Away From The Tour presented the best results. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia de Produção
|