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dc.contributor.advisorGarcia, Reinaldo Crispiniano-
dc.contributor.authorFreitas, Paula Kalinka Moreira de-
dc.identifier.citationFREITAS, Paula Kalinka Moreira de. Elaboração de um modelo de filas para análise de um sistema portuário. 2017. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo apresentou entender o comportamento das filas no principal porto brasileiro de escoamento de granéis sólidos vegetais e a relação dessas filas com os tempos envolvidos no sistema portuário. Para isso foram analisados os dados de 2014 fornecidos pela Secretaria de Portos (SEP – Presidência da República) e a partir destes foram realizados modelos conceituais do cenário existente no ano de 2014, foram sugeridas melhorias geográficas e realizado um modelo científico otimizado baseado nas melhorias propostas. Por fim os parâmetros do sistema foram comparados para ambos os modelos justificando um possível investimento na melhoria proposta com enfoque nos tempos de deslocamentos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTeoria das filaspt_BR
dc.subject.keywordTerminais (Transportes)pt_BR
dc.subject.keywordPortospt_BR
dc.titleElaboração de um modelo de filas para análise de um sistema portuáriopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2018-08-07T15:37:47Z-
dc.date.available2018-08-07T15:37:47Z-
dc.date.submitted2017-12-05-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/20506-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This study presented an understanding of queue behavior at the main Brazilian port for solid plant bulk disposal, and the relation of these queues with the periods of time associated with the port system. For this purpose, data from the year of 2014 was provided by the Secretariat of Ports (SEP - Presidency of the Republic) was analyzed in order to create conceptual models of the existing scenario. Geographic improvements were suggested and an optimized scientific model was developed based on the suggestions. Finally, the system’s parameters were compared for both models, focusing on displacement times, so that the investment in the proposed improvement is justified.pt_BR
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