Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20501
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_MateusFlachRomani_tcc.pdf1,14 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Comparação de algoritmos de aprendizagem de máquina na construção de modelos preditivos para rentabilidade de clientes bancários
Autor(es): Romani, Mateus Flach
Orientador(es): Garcia, Reinaldo Crispiniano
Assunto: Aprendizado do computador
Inteligência artificial
Data de apresentação: 13-Dez-2017
Data de publicação: 7-Ago-2018
Referência: ROMANI, Mateus Flach. Comparação de algoritmos de aprendizagem de máquina na construção de modelos preditivos para rentabilidade de clientes bancários. 2017. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente trabalho compara os resultados de precisão de algoritmos de aprendizagem de máquina, com o intuito de verificar sua performance e adequação em relação a uma base de dados obtida em uma Instituição Financeira brasileira, construindo modelos de previsão sobre a rentabilidade de clientes bancários, e assim, sugerir uma aplicação de Inteligência Artificial em Business Intelligence. Três algoritmos de classificação, são utilizados e, são apresentadas as etapas que antecedem a obtenção dos resultados, como data wrangling e seleção de variáveis.
Abstract: The present work compares the accuracy of machine learning algorithms with the purpose of verifying their performance and adequacy using a database obtained in a Brazilian Financial Institution, building prediction models over the clients profitability, and then, suggest an Artificial Intelligence application in Business Intelligence. Three different classification algorithms were used and, each step that precede the results, like data wrangling and feature selection.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2017.
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons