Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20500
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LuisFelipeAlvesDiaz_tcc.pdf2,74 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMariano, Ari Melo-
dc.contributor.authorDiaz, Luis Felipe Alves-
dc.identifier.citationDIAZ, Luis Felipe Alves. Mobilidade urbana: um estudo sobre a aceitação e uso de aplicativos. 2017. 103 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo geral deste estudo foi apresentar uma matriz de prioridade para desenvolvimento/aprimoramento de aplicativos de mobilidade urbana, visando melhor eficiência operacional e aceitação do público alvo. Acompanhando uma forte tendência de aumento do uso de tecnologias mobile, o mercado de transportes reinventa-se de forma a criar novos meios e conceitos. Nesse cenário a mobilidade urbana é colocada em evidência, a partir do surgimento de um popular aplicativo mobile, que permite modelo de negócio disruptivo e mais eficiente para o setor. Dado o amplo domínio da tecnologia por todos os atuais players do mercado, tem-se pouca margem para diferenciação em produto. Dessa forma torna-se relevante a compreensão dos determinantes do uso desse tipo de tecnologia, a fim de gerar maior engajamento com o público alvo. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo por meio das equações estruturais. O estudo foi uma adaptação do modelo de Venkatesh et al. (2012), anteriormente empregado no contexto da aceitação da internet móvel. O modelo estrutural apresentado foi validado (α=0,824 e Fc=0,888), tendo sido capaz de explicar a intenção de uso de aplicativos de mobilidade urbana em 56,9%. O objetivo foi alcançado revelando que os fatores mais impactantes na intenção de uso são o hábito (21,4%), a influência social (9,8%), a expectativa de esforço (9,4%) e a expectativa de performance (9,3%). Adicionalmente foram identificados os principais pontos de prioridade por meio da matriz de importância/desempenho e oferecidas quatro etapas (Compreender, Analisar, Executar e Avaliar) para aplicação prática em etapas dos resultados encontrados.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMobilidade urbanapt_BR
dc.subject.keywordTransporte públicopt_BR
dc.subject.keywordAplicativospt_BR
dc.subject.keywordTecnologia mobilept_BR
dc.titleMobilidade urbana : um estudo sobre a aceitação e uso de aplicativospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2018-08-07T13:10:21Z-
dc.date.available2018-08-07T13:10:21Z-
dc.date.submitted2017-11-28-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/20500-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The overall objective of this study was to present a priority matrix for the development / improvement of urban mobility applications, aiming at better operational efficiency and acceptance of the target public. Accompanying a strong tendency to increase the use of mobile technologies, the transport market is reinventing itself in order to create new means and concepts. In this scenario, urban mobility is highlighted by the emergence of a popular mobile application, which allows disruptive and more efficient business model for the sector. Given the broad dominance of technology by all current players in the market, there is little room for product differentiation. In this way it becomes relevant the understanding of the determinants of the use of this type of technology, in order to generate greater engagement with the target public. To reach the proposed objective, a quantitative research of descriptive character was carried out through the structural equations. The study was an adaptation of the model of Venkatesh et al. (2012), previously used in the context of the acceptance of the mobile internet. The structural model presented was validated (α = 0.824 and Fc = 0.888) and was able to explain the intention to use urban mobility applications in 56.9%. The goal was achieved by revealing that the most significant factors in the intention to use are habit (21.4%), social influence (9.8%), effort expectation (9.4%) and performance expectation ( 9.3%). In addition, the main priority points were identified through the importance / performance matrix and four stages (Understand, Analyze, Run and Evaluate) were offered for practical application in stages of the results found.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons