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Título: Comparação dos cálculos de dimensionamento de dormentes de concreto monobloco protendido
Autor(es): Souza Junior, Aldo Felicíssimo de
Orientador(es): Shimoishi, José Matsuo
Assunto: Blocos de concreto
Concreto protendido
Ferrovias
Data de apresentação: Fev-2018
Data de publicação: 6-Ago-2018
Referência: SOUZA JUNIOR, Aldo Felicíssimo de. Comparação dos cálculos de dimensionamento de dormentes de concreto monobloco protendido. 2018. 76 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O uso de ferrovias é fator potencializador do desenvolvimento de um país. Tendo em vista que as estradas de ferro podem conectar regiões, escoar grande quantidade de produtos por longas distâncias e emitir menos CO2 que outros modais, o investimento nessa área se faz necessário. No início do setor ferroviário brasileiro, foram utilizadas bitolas e dormentes com dimensões escolhidas pelos proprietários das linhas férreas, sem definição e padronização por parte do governo, ocasionando a falta de integração entre as ferrovias. Tendo em vista essa falta de padronização, o Plano Nacional de Viação definiu como padrão utilizado no país a bitola larga. Visto isso, nesse trabalho foram desenvolvidos trens-tipo levando em consideração o atual padrão das ferrovias brasileiras e com isso adaptou-se um modelo para o estudo da norma americana e da norma brasileira. Com esses trens-tipo foi estudado o Momento Fletor de Projeto das duas normas e a protensão empregada. Após a obtenção dos dados referentes à análise dos Momentos Fletores, foi possível estudar as particularidades de cada norma. O presente trabalho de conclusão de curso teve como principal foco a comparação entre diferentes métodos de dimensionamento de dormentes monobloco de concreto protendido, elementos fundamentais para a implantação da linha férrea. Ademais, foi apresentado o comparativo entre os esforços para o dimensionamento dos dormentes utilizando-se a norma brasileira e uma norma internacional (AREMA) para que ao final fosse possível recomendar a utilização da melhor norma de dimensionamento em cada carregamento e dimensão de dormente, baseandose nos Momentos Fletores e esforço de protensão, tendo em vista as características do transporte ferroviário usado no Brasil.
Abstract: The use of railways is a potentiating factor in the development of a country. Since railways can connect regions, run off large amounts of products over long distances, and produce less CO2 than other modes, investment in this area is mandatory. At the beginning of the Brazilian railway sector, the dimensions of the gauges and sleepers were chosen by the owners of the railway lines, without definition and standardization by the government, causing the lack of integration between the railroads. In the view of this non standardization, the National Road Plan defined the wide gauge as the country's standard. Taking this in consideration, in this paper, trains-type were developed taking into account the current Brazilian railroads pattern and, with that, a model was adapted in order to the study the American and the Brazilian standard. With these type trains, the the two standards’ Project Fleet Moment and pretension employed were studied. After obtaining the data regarding the Fleeting Moments’ analysis, it was possible to study the particularities of each one. The main objective of this present work was to compare different methods of designing monobloc concrete slabs, which are fundamental elements for the implementation of the railway line. In addition, a comparison was made between the efforts to design the sleepers using the Brazilian standard and an international standard (AREMA) so that, by the end, it would be possible to recommend the use of the best standard of design in each load and dimension of sleeping, based on the Fleet Moments and the effort of design in view of the characteristics of rail transportation used in Brazil.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.
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