Título: | Comparação dos cálculos de dimensionamento de dormentes de concreto monobloco protendido |
Autor(es): | Souza Junior, Aldo Felicíssimo de |
Orientador(es): | Shimoishi, José Matsuo |
Assunto: | Blocos de concreto Concreto protendido Ferrovias |
Data de apresentação: | Fev-2018 |
Data de publicação: | 6-Ago-2018 |
Referência: | SOUZA JUNIOR, Aldo Felicíssimo de. Comparação dos cálculos de dimensionamento de dormentes de concreto monobloco protendido. 2018. 76 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | O uso de ferrovias é fator potencializador do desenvolvimento de um país. Tendo em vista que
as estradas de ferro podem conectar regiões, escoar grande quantidade de produtos por longas
distâncias e emitir menos CO2 que outros modais, o investimento nessa área se faz necessário.
No início do setor ferroviário brasileiro, foram utilizadas bitolas e dormentes com dimensões
escolhidas pelos proprietários das linhas férreas, sem definição e padronização por parte do
governo, ocasionando a falta de integração entre as ferrovias. Tendo em vista essa falta de
padronização, o Plano Nacional de Viação definiu como padrão utilizado no país a bitola larga.
Visto isso, nesse trabalho foram desenvolvidos trens-tipo levando em consideração o atual
padrão das ferrovias brasileiras e com isso adaptou-se um modelo para o estudo da norma
americana e da norma brasileira. Com esses trens-tipo foi estudado o Momento Fletor de
Projeto das duas normas e a protensão empregada. Após a obtenção dos dados referentes à
análise dos Momentos Fletores, foi possível estudar as particularidades de cada norma. O
presente trabalho de conclusão de curso teve como principal foco a comparação entre diferentes
métodos de dimensionamento de dormentes monobloco de concreto protendido, elementos
fundamentais para a implantação da linha férrea. Ademais, foi apresentado o comparativo entre
os esforços para o dimensionamento dos dormentes utilizando-se a norma brasileira e uma
norma internacional (AREMA) para que ao final fosse possível recomendar a utilização da
melhor norma de dimensionamento em cada carregamento e dimensão de dormente, baseandose
nos Momentos Fletores e esforço de protensão, tendo em vista as características do
transporte ferroviário usado no Brasil. |
Abstract: | The use of railways is a potentiating factor in the development of a country. Since railways can
connect regions, run off large amounts of products over long distances, and produce less CO2
than other modes, investment in this area is mandatory. At the beginning of the Brazilian
railway sector, the dimensions of the gauges and sleepers were chosen by the owners of the
railway lines, without definition and standardization by the government, causing the lack of
integration between the railroads. In the view of this non standardization, the National Road
Plan defined the wide gauge as the country's standard. Taking this in consideration, in this
paper, trains-type were developed taking into account the current Brazilian railroads pattern
and, with that, a model was adapted in order to the study the American and the Brazilian
standard. With these type trains, the the two standards’ Project Fleet Moment and pretension
employed were studied. After obtaining the data regarding the Fleeting Moments’ analysis, it
was possible to study the particularities of each one. The main objective of this present work
was to compare different methods of designing monobloc concrete slabs, which are
fundamental elements for the implementation of the railway line. In addition, a comparison
was made between the efforts to design the sleepers using the Brazilian standard and an
international standard (AREMA) so that, by the end, it would be possible to recommend the
use of the best standard of design in each load and dimension of sleeping, based on the Fleet
Moments and the effort of design in view of the characteristics of rail transportation used in
Brazil. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018. |
Aparece na Coleção: | Engenharia Civil
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