Resumo: | A autoadensabilidade do concreto é garantida pelo alcance de alta fluidez, da habilidade de
passar por obstáculos sem sofrer bloqueio e da resistência à segregação. No entanto, tal fluidez
pode causar efeitos de segregação do agregado e de exsudação da água, os quais podem ser
controlados com a incorporação de aditivos modificadores de viscosidade. A presente pesquisa
avaliou de forma quantitativa a influência de aditivos químicos, com foco no aditivo
modificador de viscosidade. Com a utilização de dois tipos de aditivos superplastificantes,
sendo um deles usado no traço de referência, foi incorporado o aditivo modificador de
viscosidade, nos teores de 0,5% e 1,5% do peso do cimento. Ainda, foi confeccionado outro
traço com a utilização de um aditivo experimental que atua como superplastificante e
modificador de viscosidade. De forma a atingir esse escopo, no estado fresco, foram realizados
os ensaios de espalhamento, caixa-L e funil-V. Para caracterizar o atingimento da
autoadensabilidade na caixa-L, foi fixado o valor de 0,85 para o parâmetro HP. Já no estado
endurecido, foi executado o ensaio de resistência à compressão simples nas idades de 7, 14 e
28 dias. Além deste, foram realizados os ensaios de tração por compressão diametral, de módulo
de elasticidade e de absorção por imersão na idade de 28 dias. Os resultados desta pesquisa
mostraram que o aditivo modificador de viscosidade (VMA), atuando juntamente com os
aditivos superplastificante, produziu traços com propriedades no estado fresco variáveis. Nas
propriedades mecânicas, o superplastificante de referência em conjunto com o incremento de
VMA gerou, em relação ao traço referência, diminuição da resistência à compressão e da
resistência à tração. |