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2017_LeonardoDeMirandaClementino_MatheusEnnesTeixeira_tcc.pdf1,71 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorSilva, Paulo Cesar Marques da-
dc.contributor.authorClementino, Leonardo de Miranda-
dc.contributor.authorTeixeira, Matheus Ennes Tavares-
dc.identifier.citationCLEMENTINO, Leonardo de Miranda; TEIXEIRA, Matheus Ennes Tavares. Estudo para alteração da configuração das interseções semaforizadas ao longo da via L2 norte, Brasília-DF. 2017. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017.pt_BR
dc.description.abstractPercebe-se em alguns pontos ao longo da via L2 no bairro Asa Norte da cidade de Brasília que existe uma sobreposição de movimentos conflitantes, entre os veículos que desejam cruzar a via e os que desejam realizar o retorno. Os veículos que saem da quadra comercial podem ser divididos entre os que desejam seguir no sentido em que acessam a via (norte-sul), e os que a acessam apenas momentaneamente para que logo em seguida possam fazer o retorno e seguir no sentido sulnorte. O conflito ocorre entre este segundo grupo de veículos que saem da comercial e os que vêm seguindo pela via L2 e desejam mudar seu sentido de tráfego, pois ambos têm que utilizarse do mesmo retorno para fazer esta alteração de percurso. Para melhorar a fluidez destes locais sugere-se que seja aberto um cruzamento na pista que libere a passagem de veículos que saem da comercial e desejem trafegar no sentido contrário ao de acesso da L2, desafogando assim o retorno que existe na proximidade e deixando-o livre apenas para veículos que venham previamente na via e desejem mudar de sentido. O retorno atualmente existente deverá ser deslocado alguns metros para que não haja interferência dos veículos que o forem utilizar com os que forem cruzar a via. Os veículos que forem acessar a via L2 Norte e não tiverem intenção de mudar seu sentido de navegação deverão continuar seguindo normalmente como tem sido feito até o momento. O objetivo deste trabalho é desenvolver um projeto para uma interseção típica do corredor, simular seu desempenho operacional e compará-lo com o desempenho das atuais configurações.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEngenharia de tráfegopt_BR
dc.subject.keywordTrânsito - sinais e sinalizaçãopt_BR
dc.subject.keywordRodovias - interferências e interseçõespt_BR
dc.titleEstudo para alteração da configuração das interseções semaforizadas ao longo da via L2 norte, Brasília-DFpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2018-08-03T11:52:46Z-
dc.date.available2018-08-03T11:52:46Z-
dc.date.submitted2017-12-08-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/20476-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1It can be seen at some points along the L2 highway in the Asa Norte neighborhood of the city of Brasilia that there is an overlay of conflicting movements, among vehicles that wish to cross the highway and those who wish to make a return. The vehicles that leave the commercial block can be divided between those who wish to follow in the direction that they access the road (southbound), and those who access it only momentarily so that soon after can return and move northbound. The conflict occurs between this second group of vehicles that leave the commercial and those who have been following the route L2 and wish to change their direction of traffic, since both have to use the same return to make this change of course. In order to improve the flowability of these spots, it is suggested to make a intersection in the lane, releasing the passage of vehicles leaving the commercial and wishes to travel in the direction opposite to that of access of the L2, releasing the return that exists in the vicinity and leaving it free only for vehicles that have previously been on the road and wish to change direction. The current return should be moved a few meters so that there is no interference of the vehicles that are going to do it, with those that are going to cross the road. Vehicles that access the L2 North route and do not intend to change their direction of navigation should continue to follow normally as they have been doing so far. The objective of this work is to develop a project for a typical intersection of the corridor, simulate its operational performance and compare it to the performance of current settings.pt_BR
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