Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20471
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_HenriqueHannaCorrea_tcc.pdf3,12 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação da implantação da construção enxuta em empresas construtoras do Distrito Federal
Autor(es): Corrêa, Henrique Hanna
Orientador(es): Pereira, Cláudio Henrique de Almeida Feitosa
Assunto: Construção civil
Construção enxuta
Data de apresentação: 7-Dez-2017
Data de publicação: 2-Ago-2018
Referência: CORRÊA, Henrique Hanna. Avaliação da implantação da construção enxuta em empresas construtoras do Distrito Federal. 2017. 100 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Para que as fronteiras atuais construção sejam expandidas, é necessário primeiramente visualizar onde elas estão. Superada essa etapa, o próximo passo é confrontar as teorias com as práticas. Devido à natureza local da Indústria da Construção, torna-se relevante observar seu contexto regional. Também se torna necessário avaliar e evidenciar as abordagens cabíveis para que se possa realizar uma melhoria efetiva. No cenário da Construção Enxuta, KOSKELA (1992) apresentou onze princípios que norteiam a prática enxuta. Esses princípios são: reduzir as atividades que não agregam valor; aumentar o valor agregado por consideração dos requisitos do cliente; reduzir a variabilidade dos processos; reduzir o tempo de ciclo; reduzir o numero de passos e partes; aumentar a flexibilidade da produção; aumentar a transparência do processo; focar no controle do processo como um todo; melhorar continuamente o processo; balancear a melhoria das atividades de fluxo com as melhorias das atividades de processamento; e praticar Benchmark. Sob o aspecto da melhoria contínua, este trabalho busca identificar os pontos fracos relativos à prática da Construção Enxuta no DF, dessa forma dando suporte ao planejamento de próximas ações para o aprimoramento da prática enxuta. Como metodologia de pesquisa, buscou-se identificar o cenário da prática da Construção Enxuta em Construtoras do Distrito Federal. Para isso, foram tomados questionários capazes de detectar e mensurar a presença daqueles onze princípios da construção enxuta. Os questionários foram submetidos às construtoras da amostra e têm por objetivo avaliar cada uma das seis principais categorias relevantes ao modelo enxuto: Diretoria, Engenharia, Operários, Projetistas, Fornecedores e Clientes. A partir dos resultados obtidos por meio dos questionários, foi possível caracterizar a presença dos princípios da construção enxuta nessas construtoras, entretanto, foi observado que essa presença era por efeito indireto das práticas das empresas. Ou seja, não havia uma aplicação direta da Construção Enxuta. Entre os princípios menos evidentes na prática das empresas consultadas estão: “Reduzir atividades que não agregam valor” e “Aumentar o valor do produto por meio da consideração dos requisitos do cliente”, seguidos por “Reduzir o tempo de ciclo” e “Simplificar e minimizar o número de passos e partes”. Dessa forma, para potencializar o alcance dos objetivos traçados pelas empresas, a construção enxuta deve ser implementada de forma mais sistêmica, sempre com o foco global dos processos. E, como forma de auxilio para operacionalizar a consideração dos princípios da construção enxuta, podem ser tomadas algumas ferramentas enxutas, na medida em que são convenientes para a necessidade.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons