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Título: Geração de dados sintéticos em transportes aplicando o método de ajuste iterativo (IPF)
Autor(es): Martins, Felipe Gonçalves
Orientador(es): Arruda, Fabiana Serra de
Assunto: População sintética
Transporte - planejamento
Data de apresentação: 11-Dez-2017
Data de publicação: 2-Ago-2018
Referência: MARTINS, Felipe Gonçalves. Geração de dados sintéticos em transportes aplicando o método de ajuste iterativo (IPF). 2017. 81 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A utilização de populações sintéticas é uma das formas de transpor limitações relacionadas à obtenção de dados acerca de toda a população para os modelos de planejamento de transporte. São necessários dados desagregados para fornecer informações em nível detalhado sobre uma amostra da população e dados agregados para serem utilizados como controle e limite para a geração da população sintética. No contexto Brasileiro poucos foram os estudos de geração de população sintética para aplicação em modelos de microssimulação de demanda de transporte. Na situação exposta, fezse necessário o desenvolvimento de uma metodologia que tornasse possível a criação de uma população sintética para a cidade de São Paulo com dados fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e pela Companhia do Metropolitano de São Paulo. O tratamento inicial dos dados foi feito através do método de ajuste proporcional iterativo (IPF), que gerou os dados de entrada para o código de geração da população sintética, desenvolvido em linguagem Python 3. A população sintética obtida foi superdimensionada em relação à população existente, porém sendo similar da população real em estudo.
Abstract: The use of synthetic populations is one of the ways to overcome limitations related to obtaining population-wide data for transport planning models. Disaggregated data are required to provide detailed information on a population sample and aggregate data are required to be used as control for the generation of the synthetic population. In the Brazilian context, few synthetic population generation studies for application in transport demand microsimulation models were carried out. In the exposed situation, it was necessary to develop a methodology that would make the creation of a synthetic population possible for the city of São Paulo using data provided by the Brazilian Institute of Geography and Statistics and by the São Paulo Metro Company. The initial treatment of data was done using the iterative proportional adjustment method (IPF), which generated the input data for the synthetic population generation code, developed in Python 3 coding language. The obtained synthetic population was oversized in relation to the existing population, but being similar from the real population studied.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017.
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