Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Aragão, Joaquim José Guilherme de | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Carlos Vinícius Sousa | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Carlos Vinícius Sousa. O estudo de cadeia logística: o caso da Ferrovia Norte-Sul. 2017. 92 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | A competitividade do mercado internacional exige que os produtos brasileiros
possuam valor perante aos consumidores internacionais. A logística possui uma participação
importante na geração de valor dos produtos para os clientes. Nesse sentido, o presente
trabalho apresenta a logística como um dos principais componentes da atividade empresarial.
Baseado nessa importância, esse estudo tem como objetivo melhorar o tempo nas diversas
atividades da logística. Buscou se informações para identificar as atividades logísticas da
operação logística de exportação da soja em grãos, como os seus tempos de operação para
simular o cenário atual e identificar os atividades que foram mais relevantes na sua
execução.Partindo assim, do cenário atual, simulou-se as melhorias em termos de tempo de
execução das atividades para então avaliar os resultados. Foram realizadas Simulações de
Monte Carlo para quantificar o tempo de trânsito e a variabilidade do transporte de soja em
grãos utilizando a Ferrovia Norte Sul. Ao final do trabalho, concluiu-se que pequenas
alterações podem gerar economias de cerca de 10% em tempo de trânsito, além do aumento
da confiabilidade do sistema. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte ferroviário | pt_BR |
dc.subject.keyword | Logística de transporte | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte de mercadorias | pt_BR |
dc.title | O estudo de cadeia logística : o caso da Ferrovia Norte-Sul | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-08-02T11:30:02Z | - |
dc.date.available | 2018-08-02T11:30:02Z | - |
dc.date.submitted | 2017-11-28 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/20465 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The competitiveness of the international market requires that Brazilian products have value to
international consumers. Logistics has an important participation in the generation utility
marketing for customers. In this sense, the present work presents logistics as one of the main
components of business activity. Based on this importance, this study aims to improve the
time of logistics activities. It sought information to identify the logistic activities of the
soybean grain export logistics operation, such as its operating times to simulate the current
scenario and to identify the activities that were most relevant in its execution. Thus, from the
current scenario, the improvements in terms of the execution time of the activities were
evaluated and the results were then evaluated. Monte Carlo simulations were carried out to
quantify the transit time and the variability of soybean transport in grains using the Ferrovia
Norte Sul. At the end of the study, it was concluded that small changes can generate savings
of around 10% in transit time, in addition to increasing system reliability. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Civil
|