Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20465
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_CarlosViniciusSousaRibeiro_tcc.pdf2,33 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAragão, Joaquim José Guilherme de-
dc.contributor.authorRibeiro, Carlos Vinícius Sousa-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Carlos Vinícius Sousa. O estudo de cadeia logística: o caso da Ferrovia Norte-Sul. 2017. 92 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA competitividade do mercado internacional exige que os produtos brasileiros possuam valor perante aos consumidores internacionais. A logística possui uma participação importante na geração de valor dos produtos para os clientes. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta a logística como um dos principais componentes da atividade empresarial. Baseado nessa importância, esse estudo tem como objetivo melhorar o tempo nas diversas atividades da logística. Buscou se informações para identificar as atividades logísticas da operação logística de exportação da soja em grãos, como os seus tempos de operação para simular o cenário atual e identificar os atividades que foram mais relevantes na sua execução.Partindo assim, do cenário atual, simulou-se as melhorias em termos de tempo de execução das atividades para então avaliar os resultados. Foram realizadas Simulações de Monte Carlo para quantificar o tempo de trânsito e a variabilidade do transporte de soja em grãos utilizando a Ferrovia Norte Sul. Ao final do trabalho, concluiu-se que pequenas alterações podem gerar economias de cerca de 10% em tempo de trânsito, além do aumento da confiabilidade do sistema.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTransporte ferroviáriopt_BR
dc.subject.keywordLogística de transportept_BR
dc.subject.keywordTransporte de mercadoriaspt_BR
dc.titleO estudo de cadeia logística : o caso da Ferrovia Norte-Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2018-08-02T11:30:02Z-
dc.date.available2018-08-02T11:30:02Z-
dc.date.submitted2017-11-28-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/20465-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The competitiveness of the international market requires that Brazilian products have value to international consumers. Logistics has an important participation in the generation utility marketing for customers. In this sense, the present work presents logistics as one of the main components of business activity. Based on this importance, this study aims to improve the time of logistics activities. It sought information to identify the logistic activities of the soybean grain export logistics operation, such as its operating times to simulate the current scenario and to identify the activities that were most relevant in its execution. Thus, from the current scenario, the improvements in terms of the execution time of the activities were evaluated and the results were then evaluated. Monte Carlo simulations were carried out to quantify the transit time and the variability of soybean transport in grains using the Ferrovia Norte Sul. At the end of the study, it was concluded that small changes can generate savings of around 10% in transit time, in addition to increasing system reliability.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons