Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2046
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_DiegoWillianMartinsGomes.pdf289,43 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Gestão de processos no Sebrae : análise do processo de aquisição de bens e serviços
Autor(es): Gomes, Diego Willian Martins
Orientador(es): Daroit, Doriana
Assunto: Gestão de processos
Compra organizacional
Data de apresentação: 4-Jul-2011
Data de publicação: 5-Out-2011
Referência: GOMES, Diego Willian Martins. Gestão de processos no Sebrae: análise do processo de aquisição de bens e serviços. 2011. 40 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho apresenta a análise do processo de aquisição de bens e serviços do SEBRAE, sob a ótica da Gestão de Processos, que é uma ferramenta capaz de auxiliar as empresas a uma maior eficiência operacional, eficiência e a redução do tempo para o cumprimento de cada atividade da organização. Partindo desse pressuposto, esse enfoque tornará o processo de compras mais eficaz na maximização dos recursos e na obtenção de resultados eficientes na resolução de problemas e na redução de custos. A análise deste estudo de caso foi feita a partir de documentos consultados em meio eletrônico e através de uma entrevista com o gestor do projeto de gestão de processos dessa instituição, onde foi levantado o atual modelo de compras existente, e posteriormente através da entrevista e levando em considerações os princípios da Gestão de Processos, foi proposto um novo modelo para a aquisição de bens e serviços no SEBRAE. Percebeu-se, portanto, que no atual modelo de compras da instituição há problemas como a falta de um sistema integrado e um excesso de retrabalho das unidades, os quais são os grandes gargalos do processo. Assim, foi proposto um novo modelo de compras levando em consideração os problemas levantados na pesquisa.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons