Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/20458
Título: | Avaliação dos fatores que influenciam na qualidade do deslocamento das vias cicláveis implantadas em Brasília DF |
Autor(es): | Romano, Amanda Basilio |
Orientador(es): | Gonzales Taco, Pastor Willy |
Assunto: | Ciclovias Transporte cicloviário |
Data de apresentação: | 12-Dez-2017 |
Data de publicação: | 1-Ago-2018 |
Referência: | ROMANO, Amanda Basilio. Avaliação dos fatores que influenciam na qualidade do deslocamento das vias cicláveis implantadas em Brasília DF. 2017. 136 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo avaliar dos fatores que influenciam na qualidade do
deslocamento das vias cicláveis implantadas em Brasília DF, que pode ser uma ferramenta
importante para a tomada de decisão de planejadores urbanos e de transportes. O trabalho faz
parte do projeto do CNPq "Metodologia para análise da qualidade das vias cicloviárias
implantadas em cidades brasileiras" em desenvolvimento por várias universidades brasileiras.
Na pesquisa foi utilizada a técnica de Revisão Sistemática da Literatura, com o objetivo de
conhecer quais estudos foram realizados anteriormente, focando principalmente em estudos
que abordavam sobre análise de fatores que influenciam o deslocamento de ciclistas em vias
cicláveis. Assim como identificar de que forma estes fatores podem ser utilizados para
mensurar a qualidade do deslocamento, e a busca de métodos existentes que analisam a
infraestrutura cicloviária. Através de análise foram definidas as variáveis latentes
(constructos) e como estas são moldadas por indicadores correspondentes para os fatores
observados anteriormente na revisão. Assim um questionário foi formulado e aplicado online
para usuários e para não usuários de bicicleta. Após a definição do modelo hipotético
relacionando as variáveis e resultado do questionário, para atingir o objetivo do estudo foi
utilizada a metodologia descritiva quantitativa com base no modelo de equações estruturais, e
para isso foi usado para análise o software SmartPLS. Com as equações estruturais foi
desenvolvido o Índice de Qualidade da Via Ciclável Percebida (IQVCP) pelo usuário que
explica o seu uso em até 36,48%. Com os resultados do trabalho se espera promover o uso
seguro da bicicleta como modo de transporte em áreas urbanas segundo a qualidade da via
ciclável. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017. |
Aparece na Coleção: | Engenharia Civil
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons