Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20458
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AmandaBasilioRomano_tcc.pdf2,94 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação dos fatores que influenciam na qualidade do deslocamento das vias cicláveis implantadas em Brasília DF
Autor(es): Romano, Amanda Basilio
Orientador(es): Gonzales Taco, Pastor Willy
Assunto: Ciclovias
Transporte cicloviário
Data de apresentação: 12-Dez-2017
Data de publicação: 1-Ago-2018
Referência: ROMANO, Amanda Basilio. Avaliação dos fatores que influenciam na qualidade do deslocamento das vias cicláveis implantadas em Brasília DF. 2017. 136 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este estudo tem como objetivo avaliar dos fatores que influenciam na qualidade do deslocamento das vias cicláveis implantadas em Brasília DF, que pode ser uma ferramenta importante para a tomada de decisão de planejadores urbanos e de transportes. O trabalho faz parte do projeto do CNPq "Metodologia para análise da qualidade das vias cicloviárias implantadas em cidades brasileiras" em desenvolvimento por várias universidades brasileiras. Na pesquisa foi utilizada a técnica de Revisão Sistemática da Literatura, com o objetivo de conhecer quais estudos foram realizados anteriormente, focando principalmente em estudos que abordavam sobre análise de fatores que influenciam o deslocamento de ciclistas em vias cicláveis. Assim como identificar de que forma estes fatores podem ser utilizados para mensurar a qualidade do deslocamento, e a busca de métodos existentes que analisam a infraestrutura cicloviária. Através de análise foram definidas as variáveis latentes (constructos) e como estas são moldadas por indicadores correspondentes para os fatores observados anteriormente na revisão. Assim um questionário foi formulado e aplicado online para usuários e para não usuários de bicicleta. Após a definição do modelo hipotético relacionando as variáveis e resultado do questionário, para atingir o objetivo do estudo foi utilizada a metodologia descritiva quantitativa com base no modelo de equações estruturais, e para isso foi usado para análise o software SmartPLS. Com as equações estruturais foi desenvolvido o Índice de Qualidade da Via Ciclável Percebida (IQVCP) pelo usuário que explica o seu uso em até 36,48%. Com os resultados do trabalho se espera promover o uso seguro da bicicleta como modo de transporte em áreas urbanas segundo a qualidade da via ciclável.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons