Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20436
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_KarleanyGoncalvesDaSilva_tcc.pdf573,72 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Mídia, esfera pública e a luta por moradia : uma análise comparativa da cobertura da Folha de São Paulo sobre as ocupações de imóveis ociosos e o Conselho Municipal de Habitação em São Paulo
Autor(es): Silva, Karleany Gonçalves da
Orientador(es): Trindade, Thiago Aparecido
Assunto: Ocupações de imóveis
Movimentos sociais
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 30-Jul-2018
Referência: SILVA, Karleany Gonçalves da. Mídia, esfera pública e a luta por moradia: uma análise comparativa da cobertura da Folha de São Paulo sobre as ocupações de imóveis ociosos e o Conselho Municipal de Habitação em São Paulo. 2017. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente trabalho constrói-se no esforço de compreender qual o meio de ação utilizado pelos atores de movimentos sociais mais eficaz para conferir visibilidade a suas pautas e demandas na esfera pública. Tomando a mídia como o parâmetro de análise, é estabelecida uma comparação entre o ativismo dentro e fora dos canais participativos institucionais do Estado, através da pesquisa no jornal online Folha de São Paulo sobre as reportagens que tratam das ocupações de imóveis ociosos no centro da capital paulista e as que tratam do Conselho Municipal de Habitação. O pressuposto aqui apresentado repousa sobre a consideração de que, embora não sejam recomendadas pelo mainstream do campo teórico da participação como a forma mais legítima de ação participativa, a ação disruptiva – neste caso, as ocupações – são mais eficazes em obter maior atenção da mídia e, por consequência, conseguir projetar a luta dos movimentos sociais na esfera pública.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.20436
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons