Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2043
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_GustavoGomesBasso.pdf545,47 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Governança corporativa no Brasil : o impacto da adesão à Câmara de Arbitragem do Mercado no risco de empresas de capital aberto
Autor(es): Basso, Gustavo Gomes
Orientador(es): Oliveira Neto, José Carneiro da Cunha
Assunto: Governança corporativa
Risco (Economia)
Data de apresentação: 13-Jul-2011
Data de publicação: 5-Out-2011
Referência: BASSO, Gustavo Gomes. Governança corporativa no Brasil: o impacto da adesão à Câmara de Arbitragem do Mercado no risco de empresas de capital aberto. 2011. 46 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Com o objetivo de melhorar os resultados das companhias e fortalecer o mercado acionário, muito se tem estudado e aprendido sobre as técnicas de governança corporativa. Hoje, as tidas "melhores práticas de governança" se tornaram um manual de sistemas, controles e estímulos envolvendo os relacionamentos entre proprietários, Conselho de Administração, Diretoria e órgãos de controle. Especificamente, uma das ações incluída no grupo das “melhores práticas” é a substituição do Poder Judiciário comum pela arbitragem, como meio de solução de conflitos. Medindo-se o risco das organizações no mercado acionário, o presente trabalho tem como objetivo estimar as conseqüências de se adotar a Câmara de Arbitragem do Mercado como mediadora dos conflitos entre as empresas e seus stakeholders. Para tanto, foi-se estimado um modelo econométrico de regressão linear múltipla por painel de dados utilizando-se mínimos quadrados ordinários e, posteriormente, mínimos quadrados generalizados para se corrigir o problema de auto-correlação serial. O resultado da pesquisa apresentou uma redução de aproximadamente 7,13% no risco das empresas que adotam a arbitragem como o método de solução litigiosa.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.