Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Lamar, Marcus Vinicius | - |
dc.contributor.author | Gomes, Matheus Ervilha | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Matheus Ervilha. Sistema embarcado para controle de motores brushless DC sensored e sensorless para veículos portáteis de transporte individual. 2018. 155 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Hoje, meios de transporte alternativos e menos poluentes estão cada vez mais populares
e suas tecnologias ainda mais acessíveis.
O objetivo principal desse trabalho é aprofundar nessa revolução de mercado e propor
um meio de transporte simples, barato, seguro e 100% elétrico para um consumidor
comum: O Longboard Elétrico, seguindo a tendência do mercado de criações de Last Mile
Vehicles (Veículos de Última Milha) (LMV). Também será importante estudar o estado
da arte em tecnologias de bateria e motores elétricos.
Esse projeto apresenta e compara aplicações de técnicas de controle de motores Brushless
(sem escova) e gerenciamento de alta potência de baterias LiPo (líthio-polímero)
usando um microcontrolador ATMega328 e comunicação Bluetooth Low Energy para o
controle dos dispositivos.
Foi construído um protótipo de um Longboard elétrico capaz de atingir 33 km/h
com uma bateria LiPo 8S 5000 mAh e um controle remoto Bluetooth capaz de alterar
configurações do Longboard e controlar sua velocidade. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Motores elétricos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Baterias elétricas | pt_BR |
dc.title | Sistema embarcado para controle de motores brushless DC sensored e sensorless para veículos portáteis de transporte individual | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-07-27T14:29:40Z | - |
dc.date.available | 2018-07-27T14:29:40Z | - |
dc.date.submitted | 2018-04-03 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/20429 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Today, alternative and less polluting means of transportation are becoming increasingly
popular and their technologies even more accessible.
The main objective of this work is to deepen this market revolution and propose a
simple, cheap, safe and 100% electric means of transportation for a common consumer:
The Electric Longboard, following the trend of the LMV. It will also be important to study
the state of the art in battery technologies and electric motors.
This project presents and compares applications of Brushless motor control techniques
and high-power LiPo battery management using an ATMega328 microcontroller and Bluetooth
Low Energy to control the devices.
This project builds a prototype electric Longboard capable of reaching 33 km/h with
a LiPo 8S 5000 mAh battery and a Bluetooth remote controller capable of changing the
Longboard settings and controlling its speed. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia da Computação
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