Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2041
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MarcosAntonioRibeiroFranzin.pdf424,15 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Correlações entre suporte organizacional percebido e bem-estar no trabalho
Autor(es): Franzin, Marcos Antonio Ribeiro
Orientador(es): Paschoal, Tatiane
Assunto: Suporte organizacional
Satisfação no trabalho
Data de apresentação: 4-Jul-2011
Data de publicação: 4-Out-2011
Referência: FRANZIN, Marcos Antonio Ribeiro. Correlações entre suporte organizacional percebido e bem-estar no trabalho. 2011. 52 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este estudo teve por objetivo testar correlações estatisticamente significativas entre o suporte organizacional percebido e o bem-estar do trabalhador. O bem-estar no trabalho foi definido como a “[...] prevalência de emoções positivas no trabalho e a percepção do indivíduo de que, no seu trabalho, expressa e desenvolve seus potenciais/habilidades e avança no alcance de suas metas de vida” (PASCHOAL e TAMAYO, 2008). Operacionalmente, o bem-estar no trabalho foi considerado a partir de afeto positivo, afeto negativo e realização do trabalhador. Suporte organizacional foi considerado como a percepção de crenças gerais sobre o modo como as organizações valorizam as contribuições do trabalhador e se preocupam com o seu bem-estar (EISENBERGER e ROBIN, 1986). O questionário de pesquisa utilizado, composto por duas escalas, escala de bem-estar no trabalho (EBET) e escala de suporte organizacional percebido (ESOP), foi aplicado no departamento de redação multimídia, gerência de criação e TV Brasil Internacional da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Após a análise dos dados, foram observadas correlações estatisticamente significativas entre afeto positivo, gestão de desempenho e suporte material. Da mesma forma, afeto negativo apresentou correlação significativa com suporte material, sobrecarga e gestão de desempenho. Por fim, o fator realização não apresentou nenhuma correlação significativa com os fatores de suporte. Os resultados encontrados podem auxiliar profissionais da área de gestão de pessoas a elaborarem práticas que favoreçam ou possibilitem o bem-estar do trabalhador, partindo de variáveis ligadas ao suporte organizacional percebido.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons