Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20406
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_LeonardoRodriguesSilva_tcc.pdf827,58 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação física escolar e esporte
Autor(es): Silva, Leonardo Rodrigues
Orientador(es): Vianna, Alexandre Jackson Chan
Assunto: Educação física (Ensino médio)
Esportes e educação
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 25-Jul-2018
Referência: SILVA, Leonardo Rodrigues. Educação física escolar e esporte. 2016. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Introdução: No contexto atual da educação física escolar, verifica-se que as escolas têm encontrado dificuldades em organizar e sistematizar os conteúdos pertinentes à educação física e utilizam-se do esporte como principal conteúdo trabalhado nas aulas. Entretanto, na literatura, ainda busca-se definir com maior precisão o que a comunidade deseja e necessita em relação a esse fenômeno. Portanto com o intuito de ampliar o conhecimento a respeito da educação física escolar e do esporte, o presente estudo buscou compreender como o esporte, como conteúdo pedagógico, tem sido trabalhado nas aulas de educação física e quais são as principais interpretações da comunidade escolar em relação a esse fenômeno. Materiais e Métodos: Pesquisa qualitativa, utilizando como estratégia metodológica a observação participante, através do contato direto do observador com o fenômeno observado. Foram realizados relatos descritivos das observações em um diário de campo durante todo o período da pesquisa e foram também colhidas informações baseadas na opinião livre do entrevistado, por meio das entrevistas abertas. O público alvo da pesquisa são estudantes do Ensino Médio, professores de educação física e de outras disciplinas, diretores e servidores. As observações foram realizadas em uma escola pública de Planaltina-DF, região administrativa do Distrito Federal. Resultados: Em geral, os atores sociais teorizam que o esporte possibilita grandes desafios, que se forem estimulados e trabalhados progressivamente podem trazer muitos benefícios para os estudantes. Porém foi observado que, no fazer pedagógico, a Educação Física e o esporte são representados como um tempo e espaço escolar associado ao universo do lazer.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2016.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons