Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/20406
Título: | Educação física escolar e esporte |
Autor(es): | Silva, Leonardo Rodrigues |
Orientador(es): | Vianna, Alexandre Jackson Chan |
Assunto: | Educação física (Ensino médio) Esportes e educação |
Data de apresentação: | 2016 |
Data de publicação: | 25-Jul-2018 |
Referência: | SILVA, Leonardo Rodrigues. Educação física escolar e esporte. 2016. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | Introdução: No contexto atual da educação física escolar, verifica-se que as escolas têm encontrado dificuldades em organizar e sistematizar os conteúdos pertinentes à educação física e utilizam-se do esporte como principal conteúdo trabalhado nas aulas. Entretanto, na literatura, ainda busca-se definir com maior precisão o que a comunidade deseja e necessita em relação a esse fenômeno. Portanto com o intuito de ampliar o conhecimento a respeito da educação física escolar e do esporte, o presente estudo buscou compreender como o esporte, como conteúdo pedagógico, tem sido trabalhado nas aulas de educação física e quais são as principais interpretações da comunidade escolar em relação a esse fenômeno. Materiais e Métodos: Pesquisa qualitativa, utilizando como estratégia metodológica a observação participante, através do contato direto do observador com o fenômeno observado. Foram realizados relatos descritivos das observações em um diário de campo durante todo o período da pesquisa e foram também colhidas informações baseadas na opinião livre do entrevistado, por meio das entrevistas abertas. O público alvo da pesquisa são estudantes do Ensino Médio, professores de educação física e de outras disciplinas, diretores e servidores. As observações foram realizadas em uma escola pública de Planaltina-DF, região administrativa do Distrito Federal. Resultados: Em geral, os atores sociais teorizam que o esporte possibilita grandes desafios, que se forem estimulados e trabalhados progressivamente podem trazer muitos benefícios para os estudantes. Porém foi observado que, no fazer pedagógico, a Educação Física e o esporte são representados como um tempo e espaço escolar associado ao universo do lazer. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2016. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons