Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/20403
| Título: | Significados da prática do rugby para as praticantes iniciantes |
| Autor(es): | Castro, Karine Pires |
| Orientador(es): | Vianna, Alexandre Jackson Chan |
| Assunto: | Educação física para mulheres Jogadores de rúgbi |
| Data de apresentação: | 2016 |
| Data de publicação: | 25-Jul-2018 |
| Referência: | CASTRO, Karine Pires. Significados da prática do rugby para as praticantes iniciantes. 2016. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
| Resumo: | Esta pesquisa se propõe a compreender os significados apresentados pelas
jogadoras iniciantes de um time universitário de Rugby feminino para tentar e
permanecer jogando. Foi realizada uma pesquisa de campo, de orientação
participante. Como instrumentos para a coleta dos dados foram utilizados o
diário de campo, ficha de frequência para controle da presença das
praticantes e o Grupo Focal para análise das interpretações das praticantes
sobre seus interesses com o Rugby. A Análise e interpretação dos dados
foram feitas a partir da Teoria Fundamentada (CHARMAZ, 2006). As
categorias geradas se aproximaram das fases de permanência das jogadoras
de futebol apontadas no estudo de Chan-Vianna (2010). Concluiu-se que as
experiências de vida e a amizade foram os fatores mais importantes para a
permanência das praticantes estudadas. |
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2016. |
| Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons