Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20403
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_KarinePiresCastro_tcc.pdf445,39 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Significados da prática do rugby para as praticantes iniciantes
Autor(es): Castro, Karine Pires
Orientador(es): Vianna, Alexandre Jackson Chan
Assunto: Educação física para mulheres
Jogadores de rúgbi
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 25-Jul-2018
Referência: CASTRO, Karine Pires. Significados da prática do rugby para as praticantes iniciantes. 2016. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Esta pesquisa se propõe a compreender os significados apresentados pelas jogadoras iniciantes de um time universitário de Rugby feminino para tentar e permanecer jogando. Foi realizada uma pesquisa de campo, de orientação participante. Como instrumentos para a coleta dos dados foram utilizados o diário de campo, ficha de frequência para controle da presença das praticantes e o Grupo Focal para análise das interpretações das praticantes sobre seus interesses com o Rugby. A Análise e interpretação dos dados foram feitas a partir da Teoria Fundamentada (CHARMAZ, 2006). As categorias geradas se aproximaram das fases de permanência das jogadoras de futebol apontadas no estudo de Chan-Vianna (2010). Concluiu-se que as experiências de vida e a amizade foram os fatores mais importantes para a permanência das praticantes estudadas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2016.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons