Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20402
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_KaioViniciusFernandesLamounier_tcc.pdf639,04 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Atitudes dos estudantes nas aulas de educação física de escola pautada em valores
Autor(es): Lamounier, Kaio Vinícius Fernandes
Orientador(es): Vianna, Alexandre Jackson Chan
Assunto: Educação física (Ensino fundamental)
Valores sociais
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 25-Jul-2018
Referência: LAMOUNIER, Kaio Vinícius Fernandes. Atitudes dos estudantes nas aulas de educação física de escola pautada em valores. 2016. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Introdução: O presente trabalho tem como objetivo a reflexão sobre as atitudes dos estudantes nas aulas de Educação Física (EDF) a partir de um modelo de ensino pautado em valores. Considerando que toda instituição está orientada por valores gerais e normas compartilhadas e controladas e que, em especial, a escola desse estudo enfatiza o desenvolvimento de valores de convivência universal. A pergunta de partida do trabalho é como estudantes decidem suas atitudes quando existe liberdade de ação para escolhas individuais. Objetivos: Compreender as atitudes dos estudantes de 5º ano do Ensino Fundamental para construir o jogo ideal no tempo de autonomia das aulas de Educação Física; Analisar os conceitos de valores, normas e atitudes, de acordo com a literatura adotada sobre o tema relacionando-o ao esporte e a Educação Física Escolar; Descrever o contexto da escola para compreender os valores e normas aos quais os estudantes estão inseridos; Analisar as atitudes dos estudantes em situação de tempo de autonomia para compreender como eles tomam decisões sobre o jogar; Refletir sobre as possibilidades da Educação Física em contribuir com as atitudes positivas dos estudantes no contexto do jogo livre. Metodologia: Pesquisa qualitativa. A metodologia do trabalho partiu de uma abordagem etnográfica para focar o problema da pesquisa, a observação participante para compreender como é o cotidiano da escola e o estudo de caso somado ao grupo focal e entrevista com o professor como instrumentos de coleta de dados mais específicos. O fenômeno estudado está focando os alunos da Escola dos Valores. No estudo de caso o foco esteve em turma de 5º ano, que continha 22 alunos entre 10 e 11 anos, meninos e meninas. Para a realização do grupo focal, foram solicitados 8 estudantes, que, por livre e espontânea vontade, fizeram parte de uma conversa gravada. Resultados: As atitudes dos alunos, em seu tempo de autonomia durante as aulas de Educação Física, são influenciadas pelo projeto político pedagógico da escola através da figura do professor. Quando tomam suas decisões, os alunos têm consciência de que se algo não funcionar o professor estará lá para observar e intervir. É possível encontrar valores defendidos pela instituição inseridos nas atitudes dos alunos. Companheirismo, cooperação, trabalho em equipe e solidariedade são alguns dos conceitos que podemos citar e evidenciar através dos dados obtidos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2016.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons