Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/20401
Título: | Motivação nas aulas de educação física : diferenças de gênero no ensino básico e no ensino superior : a compreensão do aluno sobre sua motivação |
Autor(es): | Silva, Jefferson Arêa Leão |
Orientador(es): | Santos, Cláudia Maria Goulart dos |
Assunto: | Educação física escolar Motivação na educação |
Data de apresentação: | 2016 |
Data de publicação: | 25-Jul-2018 |
Referência: | SILVA, Jefferson Arêa Leão. Motivação nas aulas de educação física: diferenças de gênero no ensino básico e no ensino superior: a compreensão do aluno sobre sua motivação. 2016. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | Estudos feitos sobre a Teoria das Metas de Realização evidenciam
diferentes propostas e percepções dos gêneros durante as aulas de educação
física. O objetivo do estudo foi pesquisar o clima motivacional dos estudantes
de Educação Física de escolas públicas, particulares e de uma universidade do
Distrito Federal além das possíveis diferenças entre gênero e idade.
Participaram do estudo 107 estudantes da Universidade de Brasília
frequentadores das Práticas Desportivas, disciplinas oferecidas pela Faculdade
de Educação Física e por 595 estudantes do ensino fundamental ao médio de
escolas públicas e particulares do Distrito Federal. Para a coleta de dados
nessa pesquisa foi utilizado o Achievement Goals Questionnaire (AGQ).
Destacam-se como significativos os fatores ego-aproximação entre os homens
e ego-evitação entre as mulheres no ensino básico. E significativo o fator egoevitação
entre os homens no ensino superior. Ambos os sexos possuem maior
orientação a maestria em relação ao ego. Homens tendem a ser mais
comparativos e competitivos e as mulheres procuram as práticas desportivas
pelo bem-estar e na manutenção das amizades. |
Abstract: | Studys made about the Goal Realization Theory shows differents
proposes and perception of genders during Physical Education classes. The
purpose of this study was search the motivational climate in Physical Education
in public and private school and also in a University of Federal District, beyond
the possible difference between gender and age. Participated in this study 107
students of the Brasilia University that was attended by the Sports Practice,
discipline that is offered by the University. And 595 students of Elementary and
High school of public and private school in Federal District. To collect the datas
in this search was used the Achievement Goals Questionnaire (ACG). Stands
out as significant the factors of ego-approach between men and ego-avoidance
between the women in the basic education. The both sexes has greater
orientation of mastery with regard to the ego. Men tend to be more comparative
and competitive and the women search the Sports Practice for well-being and
friendship maintenance. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2016. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons