Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20399
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_IgorDeSouzaPatrassoRua_tcc.pdf1,09 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A influência da prática de esportes coletivos na antecipação perceptiva em crianças
Autor(es): Rua, Igor de Souza Patrasso
Orientador(es): Santos, Luiz Cezar dos
Assunto: Esportes para crianças
Capacidade motora nas crianças
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 25-Jul-2018
Referência: RUA, Igor de Souza Patrasso. A influência da prática de esportes coletivos na antecipação perceptiva em crianças. 2016. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo investigar a influência da prática de esportes coletivos na capacidade de antecipação perceptiva de crianças de nove (9) e dez (10) anos de idade. Participaram do estudo 13 crianças e como instrumento de pesquisa foi utilizado o "Bassin anticipation Timer" que possibilitou a execução de uma tarefa simples, onde foi possível analisar, comparar e avaliar a capacidade de antecipação perceptiva em duas velocidades: 0,894 m/s e 1,34 m/s. Foram realizados testes embasados em dois protocolos com esse aparelho. No primeiro protocolo foram utilizadas três distâncias: 3m; 2,50m e 2m, a uma velocidade de 0,894 m/s. No segundo protocolo, as distâncias foram: 2m; 1,80m e 1,50m, a uma velocidade de 1,34 m/s. Esses protocolos foram aplicados anteriormente e posteriormente a dezoito (17) sessões de aulas práticas de modalidades desportivas coletivas, para assim, verificar a diferença entre os resultados e a influência da prática desses esportes na capacidade de antecipação perceptiva de crianças. Para verificar diferença entre o desempenho pretendido e o desempenho foram utilizadas três medidas de erros: o Erro absoluto (EA), o erro constante (EC) e o erro variável (EV). As avaliações dessas medidas de erros mostraram que o EA e o EV apresentaram pequena melhora na capacidade de precisão. Já no EC, foi possível notar uma grande diferença nos resultados de pós intervenções, considerando que os sujeitos tenderam a antecipar a resposta em relação a meta.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2016.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons