Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20397
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_GavinJacome_tcc.pdf654,79 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRezende, Alexandre Luiz Gonçalves de-
dc.contributor.authorJácome, Gavin-
dc.identifier.citationJÁCOME, Gavin. Diferenciação curricular: aplicações práticas da experiência de aprendizagem mediada na iniciação esportiva. 2016. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2016.pt_BR
dc.description.abstractA proposta da educação inclusiva requer uma transformação do modelo da escola atual. O conceito de diferenciação curricular marca o compromisso com a adequação das experiências de aprendizagem de maneira para que todos os estudantes tenham acesso a estímulos relevantes para o seu desenvolvimento e a sua formação humana. A teoria da Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM), proposta por R. Feuerstein, descreve as característica do Ciclo de Mediação e os Recursos Auxiliares que possibilitam ao professor fazer uma reflexão crítica sobre a sua ação educativa. Com base nesses conceitos, realizamos uma pesquisa educacional, de caráter qualitativo, nas aulas de Educação Física de uma escola Rural de São Sebastião-DF. Ao longo da ação educativa, uma situação despertou o interesse do pesquisador: a dificuldade de compreensão dos estudantes de comandos complexos em uma atividade de iniciação esportiva, para uma turma de 26 estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental. Os resultados indicam a interrupção do Ciclo de Mediação na fase de interpretação, pois, os estudantes não conseguem entender as explicações do professor. Foram discutidas vários aspectos que interferem na capacidade de compreensão dos estudantes, como também, adequações educacionais que contribuem para enfrentar essas situações. Concluise que o uso da EAM pode auxiliar o professor a refletir sobre a sua ação educativa, promover adequações educacionais e buscar novos conhecimentos que enriqueçam a qualidade do ensino da Educação Física escolar.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordEducação físicapt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem mediadapt_BR
dc.titleDiferenciação curricular : aplicações práticas da experiência de aprendizagem mediada na iniciação esportivapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-07-25T11:20:05Z-
dc.date.available2018-07-25T11:20:05Z-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/20397-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons