Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20394
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_CamilaPaivaFreitasCosta_tcc.pdf564,79 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A autoexclusão de alunos em recreação dirigida escolar : uma pesquisa pedagógica
Autor(es): Costa, Camila Paiva Freitas
Orientador(es): Rezende, Alexandre Luiz Gonçalves de
Assunto: Educação física
Educação inclusiva
Recreação
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 24-Jul-2018
Referência: COSTA, Camila Paiva Freitas. A autoexclusão de alunos em recreação dirigida escolar: uma pesquisa pedagógica. 2016. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho foi realizado em uma escola de ensino fundamental, anos iniciais, no centro de Brasília. A escolha da escola foi feita através da disciplina de Estágio Supervisionado, com momentos de observação e intervenção realizados com duas turmas em seu horário de Recreação Dirigida, visto que a Educação Física dos alunos dessa escola ocorre em uma Escola Parque na mesma região. O tema deste trabalho se situa na linha de pesquisa sobre Diferenciação Curricular, que tem o compromisso de estudar adequações educacionais que garantam o acesso de todos à educação, independente de suas diferenças. O termo autoexclusão foi utilizado para descrever os casos em que a exclusão não é provocada pelos colegas, professor ou escola, mas, uma atitude do próprio estudante. O estudo pode ser definido como de caráter exploratório e ecológico. Trata-se, também, de uma pesquisa pedagógica, quando o pesquisador analisa a sua própria ação educativa. A discussão da situação do problema recorreu à teoria da Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM) e ao modelo heurístico do Ciclo de Mediação para construir uma compreensão das dificuldades encontradas e, principalmente, quais eram as possíveis soluções e estratégias adequadas para a mediação do professor. Concluiu-se, então, diante da discussão de uma série de estratégias de ensino alternativas, que o professor tem total condição para enfrentar e interpretar melhor os motivos da autoexclusão, de forma a investir na inclusão de todos os alunos em suas aulas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2016.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons